
Terça-feira, 30 de Maio, 2023
A Ficase recebeu um apoio de Portugal, quatro toneladas de leite em pó, e do Brasil, cinco toneladas de sopa, para o programa de alimentação escolar no País, apurou hoje a Inforpress.
A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) que explicou, ainda, que no mês de Abril a instituição vai receber, do Brasil, mais 25 toneladas de sopa.
“O apoio dos vários parceiros nos dá a garantia do funcionamento das cantinas, principalmente, neste período complicado em que enfrentamos aumento de preço de produtos alimentícios”, realçou, destacando ter garantido alimentação escolar para os próximos três anos.
Refere ainda que o apoio de maior realce, para o programa alimentar escolar, vem do Programa Alimentar Mundial (PAM) e de Luxemburgo.
Segundo Albertino Fernandes, a Ficase conta com o valor de 300 mil contos financiados pelo Luxemburgo, para ser utilizado num período de dois anos, e do PAM recebeu a disponibilização de um montante de 1.579.357 USD para atender às necessidades nutricionais de 89.715 crianças, distribuídas por 788 escolas.
O Governo, frisou, autorizou a disponibilização de 135.817.921$00 para a contratação pública de empresas para fornecimentos dos géneros alimentícios para as cantinas escolares referente ao ano lectivo 2022/2023.
“A Ficase vai lançar um concurso público para a escolha dos fornecedores de géneros alimentícios a serem utilizados no início do próximo ano lectivo”, explicou, realçando ainda a autorização de 100 milhões de escudos do Governo para a impressão/reimpressão de manuais escolares durante o ano lectivo 2022/2023 que também vai ser alvo de concurso público.
Além destas, conforme o PCA, a Ficase contribui ainda para o transporte escolar de jovens beneficiando cerca de oito mil alunos, pagamento de propinas no ensino superior com atribuição de 6.650 bolsas e ofertas de materiais escolares.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv