
Terça-feira, 28 de Março, 2023
O autarca participava no acto formal da entrega das chaves do referido estabelecimento escolar ao Ministério da Educação, representado pelo seu delegado no município de São Filipe.
Nuías Silva assegurou que existe um pré-acordo verbal com o Ministério da Educação de que um dos espaços da actual Escola Central seria a contrapartida à Câmara Municipal de São Filipe para instalação da biblioteca municipal.
Ssalientou que a cidade comemora, no próximo ano, o centenário da sua elevação a esta categoria, mas que ela está desprovida de uma biblioteca, nos últimos cinco anos, e constitui uma oportunidade de poder devolver à comunidade uma biblioteca municipal numa coabitação pacífica naquilo que o Ministério da Educação irá desenvolver no espaço.
Nuías Silva avançou que o projecto da biblioteca municipal é “muito ambicioso” e que além de uma biblioteca com recurso a material didáctico tradicional, com livros em papel, a ideia é ter uma biblioteca com recurso a ligações a outras bibliotecas mundiais do conhecimento em formato digital, para que as pessoas possam ter acesso às principais bibliotecas mundiais de acesso livre e gratuito a partir deste ponto de conhecimento.
No dizer do mesmo, “hoje o mundo é plano e não tem fronteiras porque as tecnologias vieram esbater as fronteiras e qualquer cidadão pode ter acesso ao conhecimento de nível mundial que outrora não tinha”.
Adiantou que a ideia é que a biblioteca municipal possa corporizar este aspecto e aliar aquilo que é a função bibliotecária tradicional, à modernidade de uma biblioteca interconectada às bibliotecas digitais mundiais.
Quando à remodelação da Escola Central, que passou por “várias peripécias”, segundo o mesmo, com duas inaugurações sem que a obra tenha sido recebida e com as chaves retidas pelo empreiteiro.
Este destacou o facto de a nova equipa ter encetado contacto e diálogo com o Ministério da Educação para resolver o problema, o que aconteceu devido a abertura do ministério em liquidar as dívidas pendentes, permitindo um desfecho feliz com a entrega de mais uma obra reabilitada para ser utilizada em prol do desenvolvimento do município.
Segundo o mesmo, o processo da reabilitação da Escola Central fica encerrada com a entrega formal das chaves ao representante do Ministério da Educação, augurando que seja dado o melhor uso ao espaço.
“Governar é dialogar e estamos a demonstrar que não importa muitas vezes as quezílias partidárias”, disse o presidente da câmara de São Filipe, sublinhando que o que interessa é colocar o foco na prossecução dos objectivos de modo que o resultado seja benéfico para São Filipe.
O delegado do Ministério da Educação em São Filipe, Emanuel Barbosa, disse que a reabilitação deste edifício permite melhorias significativas no processo de ensino/aprendizagem no município.
Sublinhou ainda que nos próximos dias a delegação irá instalar os seus serviços nesse espaço, nomeadamente administrativo, de coordenação pedagógica, sala de recurso para os alunos com necessidades educativas especiais e sala de formação à distância devidamente equipada, já que existe projecto e financiamento garantido para tal.
O delegado agradeceu a parceria entre a câmara e a Cooperação Luxemburguesa, sublinhando que é intenção da delegação do Ministério da Educação continuar e reforçar a parceria para novos ganhos a nível da educação.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv