
Terça-feira, 28 de Março, 2023
A capela de Santa Teresinha, padroeira da comunidade de Campanas de Cima (São Filipe) é inaugurada sábado, 01 de Outubro, pelo cardeal e bispo da Diocese de Santiago, D. Arlindo Furtado.
A inauguração da capela, que coincide com o dia de Santa Teresinha, consiste na celebração de Eucaristia que será presidida pelo cardeal e bispo de Santiago, D. Arlindo Furtado, seguido de convívio e almoço de confraternização, segundo o pároco de São Lourenço, frei Paulino Tavares Silva.
Segundo o mesmo, a capela representa a primeira fase do complexo pastoral que está sendo construído naquela comunidade no extremo norte do município de São Filipe, sendo que a inauguração da primeira fase acontece nove meses depois do lançamento da primeira pedra da sua construção, ocorrida a 27 de Dezembro de 2021.
Frei Paulino Tavares Silva, pároco da paróquia de São Lourenço, que cobre a comunidade de Campanas de Cima, disse que o complexo pastoral tem uma cave com um salão, várias salas, casa-de-banho e cozinha que será concluída na segunda fase, faltando apenas as divisões internas e o acabamento.
Na parte superior está a capela de Santa Teresinha, que, segundo o mesmo, “é razoável para a comunidade de Campanas de Cima e com capacidade para 120 pessoas sentadas” e que será inaugurada no dia 01 de Outubro, cerca de cinco anos depois da demolição da antiga capela.
“É uma obra de vulto e que vai valorizar a comunidade de Campanas de Cima, a nível espiritual e não só”, disse o pároco, indicando que há cerca de cinco anos que a comunidade está sem a capela e que a celebração da missa era feita em casas de particulares, escola e ruas, sublinhando que a comunidade está contente.
Este lembrou que a própria comunidade se envolveu de forma direta para ter a sua capela, já que tem “grande devoção” à Santa Teresinha, observando que todos os emigrantes na América e na Europa, como os residentes, empenharam para ter a capela pronta.
O projeto para a construção da capela dedicada a Santa Teresinha do Menino Jesus foi lançado a 27 de Dezembro de 2021, numa cerimónia que deveria ser presidido pelo bispo de Santiago, D. Arlindo Furtado, mas que devido ao falecimento de um familiar na altura não foi possível a sua deslocação à ilha.
O projeto da construção desta infraestrutura religiosa que contou com envolvimento dos fiéis de Campanas de Cima, residentes e na diáspora, representa um investimento na ordem dos 20 mil contos.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv