
Sábado, 23 de Setembro, 2023
O centenário da elevação de São Filipe a categoria de cidade constituiu uma oportunidade de pensar estrategicamente o município e recentrar para o seu “futuro promissor”, disse o presidente da câmara, Nuías Silva.
Na cerimónia do encerramento oficial das comemorações do centenário da elevação de São Filipe a categoria de cidade, o autarca disse que o pensar município tem sido a bandeira da actual câmara, acrescentando que os munícipes podem contar com a autarquia “ora e no futuro” para a realização dos seus anseios, ambições e na resolução dos seus problemas.
Com relação ao centenário, Nuías Silva afirmou que é com “grande orgulho” que se encerrou o ano comemorativo do centenário de São Filipe e com “satisfação redobrada”, sublinhando que o Presidente da República, enquanto presidente de honra do centenário, deu “um contributo superior e extraordinário” para redimensionamento da cidade.
“Ao longo destes meses que conformaram o ano comemorativo, acompanhamos, com interesse, o denodo e a entrega dos organizadores, promotores, parceiros e mecenas, que não só alicerçaram os projectos e materializaram as propostas, mas fizeram-nos com qualidade notável”, destacou o edil de São Filipe, acrescentando que o programa concebido foi realizado em mais de 90 por cento (%).
Nuías Silva fez uma retrospectiva dos momentos que caracterizou de “notáveis”, como a criação dos prémios literários Pedro Monteiro Cardoso e Henrique Teixeira de Sousa, lançamento de obras estruturantes para o município, apresentação de livros, reedição da revista Magma, festival de cinemas, feira de livros, conferências e mesas redondas sobre o município, assim como a realização de uma “emblemática” festa da bandeira.
Segundo o mesmo, toda a programação esteve orientada para um compromisso cívico para o desenvolvimento de São Filipe, em que se destacou a importância da cultura, do património material e imaterial assim como a história como via para fazer do passado a condição do futuro.
“A programação não se constituiu apenas de festas, inaugurações, homenagens e alvíssaras, mas teve momentos de reflexão e de debate sobre a nossa cidade ontem, hoje e amanhã, perspectivando-a sempre no processo de desenvolvimento nacional”, referiu, acrescentando que a dinâmica registada e o desenho de uma estratégia de nova forma de intervir na cidade são ambiciosos.
Nuías Silva apelou aos sanfilipenses, residentes e na diáspora, aos amigos, parceiros, mediadores, voluntários e segmentos institucionais para persistirem com a actual equipa no “ambicioso caminho” experimentado ao longo do ano do centenário, para alargar horizontes e círculos de cooperação levando São Filipe ao caminho do desenvolvimento como “cidade criativa e sustentável”.
Declarou, por fim, que o lema do centenário “São Filipe, uma cidade para amar, viver e visitar” passa agora a ser adoptado como lema do município.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv