Fogo: Emissão de licença para extração de areia na praia de Fonte Bila emitida a partir de 06 de Junho

A emissão de licença para extração de areia na praia de Fonte Bila vai ser emitida a partir de 06 de Junho, três semanas após despacho conjunto dos ministérios do Mar e da Agricultura e Ambiente autorizando extração excecional.

Depois de ter testado, na passada sexta-feira, 26, o acesso à praia de Nossa Senhora da Encarnação, os integrantes do comité de gestão e implementação da apanha de areia na ilha do Fogo, nomeadamente Instituto Marítimo Portuário, câmaras municipais da ilha, delegação do Ministério do Ambiente, Polícia Nacional, Associação Projeto Vitó, representantes das empresas de construção civil e dos camionistas voltaram a reunir-se hoje para definir o cronograma de apanha de areia.

Dada a necessidade de alguma intervenção na estrada de acesso à praia de Nossa Senhora da Encarnação, o comité decidiu calendarizar a emissão de licenças para apanha de areia para o dia 06 de Junho, na expectativa de que durante esta semana o acesso será reabilitado para permitir a circulação das viaturas pesadas em segurança.

O delegado do Instituto Marítimo Portuário (IMP), entidade que coordena todo o processo de emissão de licenças para apanha de areia, Marino Rodrigues, diz não estar autorizado a dar entrevistas, limitando-se apenas a avançar que o acesso vai ser reparado e que a apanha inicia-se a 06 de Junho, caso o acesso estiver em condições.

O representante das empresas de construção civil presente no encontro, Artur Cardoso, mostrou-se satisfeito com a fixação da data para início da apanha de areia, observando que não obstante o atraso de três semanas, vai permitir resolver em parte o problema da falta de areia.

A melhoria do acesso ao local definido para extração de areia, situado entre as praias de Fonte Bila e de Nossa Senhora da Encarnação, é da responsabilidade do IMP que contratou um operador da área de construção civil para a sua melhoria, mas a manutenção deverá ser efetuada pela Câmara Municipal de São Filipe.

Recorda-se que o Governo, através de um despacho conjunto dos ministérios do Mar e da Agricultura e Ambiente, datado de 15 de Maio, autorizou, de forma excecional a extração de areia na praia de Fonte Bila para servir as ilhas do Fogo e da Brava até 31 de Julho.

A câmara de São Filipe emitiu há mais de uma semana o seu parecer favorável sobre o sítio escolhido para a exploração de areia nas proximidades da praia de Nossa Senhora da Encarnação.

As licenças são emitidas pelo IMP e condicionadas a, no máximo, uma licença por viatura por dia, não será permitido o uso de nenhum tipo de máquinas na extração, sendo que todo o processo deve ser manual e na horizontal a uma profundidade máxima de um metro.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest