
Sexta-feira, 31 de Março, 2023
A vacinação decorre nas instalações da delegacia de Saúde, mas a equipa de vacinação tem efectuado deslocações programadas para o interior do município para vacinação das pessoas acamadas e com dificuldades de locomoção.
No dia 14 esteve em Campanas de Cima onde foram vacinadas 16 pessoas idosas, além de sensibilizar outras que não estão disponíveis para receber a vacinação.
A delegada de Saúde avançou que das mil doses da vacina AstraZeneca que a instituição recebeu dispõe ainda de 140 doses, esperando por isso que seja disponibilizados nos próximos dias mais doses para dar continuidade ao processo, numa altura em que a procura na faixa etária de 60 a 64 anos tem aumentado.
A deslocação da equipa da vacinação, que já passou pelas localidades de Campanas de Cima, Ponta Verde/Piasco e Santo António, contou com a parceria de outras instituições como o Conselho Local da Cruz Vermelha de Cabo Verde, que tem disponibilizado a sua viatura duas vezes por semana para transportar a equipa de vacinação.
No município de Santa Catarina, devido à dificuldade na procura de idosos para se vacinarem, a Delegacia de Saúde de São Filipe, que ainda tutela o Centro de Saúde de Santa Catarina, já deu orientações no sentido de se deslocarem às comunidades para vacinação.
Assim, segundo Joana Alves, ainda esta semana a equipa médica do Centro de Saúde de Santa Catarina vai programar deslocações a algumas localidades, nomeadamente a Chã das Caldeiras, que fica mais distante do centro, e com um número significativo de pessoas com mais de 65 anos para a vacinação no local.
Com relação ao número de casos da covid-19, na semana que terminou no dia 16 de Maio, o município de São Filipe reportou mais 36 casos positivos num universo de 535 amostradas analisadas, correspondendo a uma taxa de 6,7 por cento (%) de positividade, registando menos quatro casos do que na semana anterior.
Neste momento, o município de São Filipe contabiliza 36 casos activos, distribuídos por vários bairros e localidades, sendo os bairros de Santa Filomena (07) e Congresso (06) com maior número de casos, seguido de São Bento, Fonte Aleixo, Patim, Campanas Baixo com três casos, Brandão, Cabeça Monte e Pé de Campo com dois casos, Achada Pato, Terra Branca, Curral Ochô, Bernardo Gomes, Ribeira Filipe, Columbia e Cutelo com um caso cada.
A maioria dos casos activos é jovens e adolescentes, e dos 36 casos activos a pessoa mais idosa tem 61 anos.
Ao todo, a ilha contabiliza neste momento 50 casos activos, sendo 36 no município de São Filipe, sete nos Mosteiros e sete em Santa Catarina do Fogo.
Neste momento a ilha do Fogo aproxima-se dos 2.283 casos acumulados da covid-19 desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto de 2020, sendo Santa Catarina com 161 casos acumulados, Mosteiros com 446 e São Filipe com 1.686 casos e 2.221 recuperados sendo Santa Catarina com 152, Mosteiros 438 e São Filipe 1.631, e oito óbitos, cinco em São Filipe, dois em Santa Catarina do Fogo e um nos Mosteiros.
O director da Região Sanitária e do hospital São Francisco de Assis, Evandro Monteiro, destacou na reunião da equipa de “task-force” de combate a covid-19, o trabalho realizado no acompanhamento e seguimento dos doentes nos seus domicílios, com destaque para o papel das enfermeiras neste processo.
Este indicou ainda que uma equipa local deverá deslocar-se, possivelmente ainda esta semana, à ilha Brava para reforçar a equipa local neste processo já que a ilha ainda apresenta algumas fragilidades.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv