Funeral de embaixador de Portugal em Cabo Verde marcado para terça-feira em Lisboa

O funeral do embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, que morreu na sexta-feira, vítima de enfarte cardíaco, está marcado para terça-feira, na Basílica da Estrela, em Lisboa.

Segundo informação da agência funerária responsável pelo serviço fúnebre, a urna vai na segunda-feira para as Capelas Exequiais da Basílica da Estrela, a partir das 17:00.

“Terça-feira, dia 28 de maio, às 10:30, terão início as exéquias fúnebres, com celebração de missa de corpo presente”, diz a funerária.

O embaixador Paulo Lourenço morreu na sexta-feira, quando se sentiu mal ao chegar a casa, pouco antes das 20:00 (22:00 em Lisboa), após uma caminhada.

Apesar das manobras de reanimação, chegou já sem vida ao Hospital Agostinho Neto, na capital cabo-verdiana, para onde foi transportado de ambulância, referiu fonte daquela unidade de saúde.

Paulo Jorge Lopes Lourenço nasceu a 10 de março de 1972, em Angola.

Era diplomata de carreira desde 1995 e desempenhou funções nas embaixadas de Portugal em Luanda, Londres, Sarajevo e Belgrado.

Entre 2012 e 2018 foi cônsul-geral em São Paulo.

Entre fevereiro de 2020 e até ser nomeado embaixador em Cabo Verde, em dezembro de 2022, chefiou a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, funções nas quais negociou o novo programa-quadro de Defesa entre Portugal e Cabo Verde para o período 2022 a 2026.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest