Futebol: Atletas participantes do campeonato nacional nas escolas vão ficar registados na plataforma FIFA Connect – FCF

O secretário-geral da Federação Cabo-veriana de Futebol (FCF), Dan Merkel, disse hoje que todos os atletas participantes no campeonato nacional nas escolas vão ficar registados na base de dados da plataforma FIFA Connect.

A informação foi avançada em declarações à imprensa, à margem da abertura da II edição do campeonato nacional de futebol nas escolas que arrancou hoje, em simultâneo, na Cidade da Praia e no Mindelo.

A plataforma FIFA Connect está capacitada para dotar todas as federações mundiais de meios de comunicação e sistemas modernos de interacção, através de uma rede informática que gere todas as situações ligadas à gestão do futebol.

Esse procedimento, segundo o responsável, vai garantir o mecanismo de solidariedade dos atletas em caso de, no futuro, assinarem algum contrato profissional, salvaguarda os direitos dos clubes de formação.

“Passaremos a ter o controlo dos dados efectivos dos nossos atletas, em que logicamente quem trabalhar na parte mais difícil, que é o trabalho de base, terão salvaguardados os seus direitos”, explicou.

O responsável federativo enalteceu entretanto a importância desta competição para o desenvolvimento da modalidade, lembrando que este projecto piloto foi lançado em Cabo Verde, na Cidade de Mindelo, em Dezembro de 2022, a nível da sub-região africana.

Na competição em São Vicente, Dan Merkel lembrou que Cabo Verde ficou na terceira posição e que o Liceu José Augusto Pinto, que representou o país, está a desenvolver um projecto de requalificação da sua quadra desportiva com o prémio arrecadado.

“É um projecto que tem como objectivo promover a competição, identificação de talentos, uma boa convivência e o desenvolvimento do espírito de fair-play no futebol e no desporto”, acrecentou.

Os jogos acontecem no Centro de Estágio da FCF, em São Vicente, e no Estádio Nacional, na cidade da Praia, contando com a participação de dez regiões desportivas, divididas em dois grupos, em representação de todas as ilhas.

O Grupo A é constituído pelas selecções das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal e São Nicolau, enquanto que o Grupo B por Santiago Norte, Maio, Fogo, Boa Vista, Brava e Santiago Sul.

A primeira fase realiza-se até quinta-feira, 22, e a segunda fase a 23 e 24 no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, também na Cidade da Praia.

Os vencedores, em masculino (sub-13) e femininos (sub-15) vão representar Cabo Verde na competição da sub-região, acontecer de 01 a 03 de Março na Mauritânia.

O evento enquadra-se “no plano estratégico e política de massificação do futebol” em Cabo Verde, estendendo-se à educação e, em consequência, o alargamento a todas as escolas do ensino primário e secundário do país.

Esta edição conta com a parceria do Ministério da Educação e com o alto patrocínio da FIFA, em parceria com a Confederação Africana de Futebol (CAF), visando a massificação do futebol em Cabo Verde através da Educação.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest