Governo pretende incluir judo e karaté nos Jogos Escolares, diz ministro

O Governo pretende incluir, a partir do próximo ano, judo e o karaté como modalidades nos Jogos Escolares, anunciou hoje o ministro do Desporto, Carlos Monteiro.

O anúncio foi feito em declarações à imprensa, à margem da abertura da sétima edição dos jogos escolares no concelho de Ribeira Grande de Santiago, realizado sob o lema “Pratico desporto, descobrindo o meu caminho”.

“Pensamos incluir o judo já 2025 e o mesmo trabalho estamos a fazer com o karaté, para que, mesmo com um número reduzido de atletas, tenha a sua integração nas olimpíadas dos jogos escolares”, explicou o governante, reiterando o objectivo do Executivo na massificação do desporto.

Por outro lado, Carlos Monteiro admitiu a necessidade de investimento nas placas desportivas de forma mais económica, indicando que as câmaras municipais, como proprietárias dessas infraestruturas, devem trabalhar nessas soluções.
“A ideias não é transformá-las em pavilhões desportivos, mas, hoje em dia, há formas de fazer a cobertura das placas desportivas de forma mais económica”, apontou.

Participam nos Jogos Escolares de Ribeira Grande de Santiago 100 alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, dos quatro agrupamentos de escolas do concelho, nas modalidades de futsal, andebol, basquetebol, ténis, ciclismo, atletismo e voleibol feminino e masculino.

Os Jogos Escolares servem para preparar os atletas para participarem nos jogos a nível nacional.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest