Governo promove conferência nacional sobre desenvolvimento sustentável

O Governo promove segunda-feira, na Praia, uma Conferência Nacional sobre o Desenvolvimento Sustentável, visando a preparação do lançamento do processo de realização participativa do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) II 2022-2026, informou hoje o executivo em comunicado.

Segundo o Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, o evento, promovido em parceria com com as Nações Unidas, é o primeiro de uma série de quatro conferências que precedem o processo de elaboração do PEDS II – 2022.

O documento adianta que o PEDS II deverá assentar em alguns dos documentos estratégicos já produzidos, nomeadamente, “Cabo Verde Ambição 2030”, “Avaliação do Impacto Socioeconómico da covid-19″ e “Plano Nacional de Resposta Recuperação e Promoção da Economia”.

O plano irá igualmente incidir sobre a “Avaliação dos avanços do PEDS no período 2017-2020”, “Relatório Voluntário nacional dos ODS e Relatório Voluntário Local dos ODS”, e “Avaliação Não Deixar Ninguém Para Trás” para a identificação de objectivos e programas baseados em evidências.

A conferência será uma oportunidade de divulgação pública e de partilha com a sociedade cabo-verdiana e as diversas partes interessadas sobre os progressos do País em matéria de desenvolvimento sustentável.

O lançamento do exercício para a elaboração do PEDS II- 2022-2026, segundo a nota, marcará uma etapa determinante entre o momento actual, de crise e a transformação profunda prevista para 2030.

A abertura da conferência será presidida pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest