
Quarta-feira, 22 de Março, 2023
O ministro do Desporto, Carlos Monteiro, disse hoje que o Governo está a investir para que a ilha do Sal seja ao longo de todo o ano um destino para a prática do desporto náutico e de praia.
O governante fez esta afirmação à imprensa durante o decorrer do Mundial de Wing-foil’2023, inaugurado esta manhã, pela organização do GKA Kitesurf World Cup Cabo Verde’2023, numa altura que as provas de kitesurf deram lugar a este que é considerado dos mais novos desportos náuticos.
O executivo está a fazer um “investimento muito grande”, explicitou o governante, para que este objectivo venha a ser uma realidade, tendo considerado plenamente satisfeito, assim como o promotor internacional, sublinhado que resta agora trabalhar com antecedência para que esta etapa continue a ser uma realidade nos próximos anos.
“Agora vamos trabalhar para fechar as condições para o próximo ano, já antes de Julho deste ano. Temos de nos habituar a fazer este planeamento para estas modalidades náuticas e para todas as modalidades no país, porque se conseguirmos fazer com antecedência poderemos fazer uma sensibilização maior junto dos privados”, explicou.
É que para o ministro é “importante” mobilizar recursos privados para provas do nível, já que o “Governo não conseguirá, através do Orçamento do Estado assumir todos os eventos desportivos no país”, razão pela qual disse ser necessário o esforço de toda a Nação cabo-verdiana.
“Com o trabalho feito com antecedência, com planeamento vamos conseguir ter Sal, não só com este desporto, mas também, como já tinha anunciado, vamos assinar brevemente um contrato-programa com a Câmara Municipal do Sal para a compra de uma arena internacional” para modalidades de praia, para que o país entre no circuito internacional dessas modalidades.
Estamos a falar do Sal, observou, porque é a ilha que por excelência está melhor posicionada para isto, mas o objectivo, sublinhou, é fazer o mesmo na Boa Vista, ver o potencial de Santiago e de São Vicente e Santo Antão e perceber onde podem ser feitas as apostas, já que os recursos não abundam.
Passar uma boa imagem do país a nível da organização e da qualidade competitiva é para Carlos Monteiro “fundamental” para a promoção da imagem do país, pois que Cabo Verde vai concorrer, sobretudo para trazer eventos internacionais para serem organizados em Cabo Verde.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv