
Quarta-feira, 31 de Maio, 2023
O secretário de Estado Adjunto da ministra da Saúde, Evandro Monteiro, afirmou hoje estar sintonizado, engajado e reconhecendo o papel que a classe dos enfermeiros têm prestado ao país.
O governante, que presidiu a cerimónia da comemoração do Dia Internacional da Enfermagem, que se assinala esta sexta-feira, 12 de Maio, ressaltou ainda a importância que um cuidador e prestador de assistência tem para qualquer sociedade.
“Tem feito por merecer e ser esta mais-valia necessária para o sector da saúde, em todas as suas esferas de atenção, quer seja na atenção primária, secundária e terciária, assim como na reabilitação, reinserção social, nos cuidados continuados, entre outros”, afirmou.
Ainda segundo o governante, nenhuma outra classe de profissional de saúde tem tido meios de atribuição e qualificação necessários para que, de uma forma holística, possa fazer acontecer as respostas sanitárias na sua plenitude.
Neste âmbito, Evandro Monteiro lembrou que se em 2017 o rácio nacional por 10 mil habitantes rondava 15 enfermeiros, hoje este valor ascendeu para aproximadamente 19.
Referiu que o novo plano estratégico dos recursos humanos em saúde está a ser trabalhado e que contemplará adequação necessária e técnica para um melhor enquadramento dos enfermeiros nas diferentes áreas de especialização.
O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Daniel Kertesz, salientou no seu discurso que os enfermeiros, apesar de desempenharem um papel fundamental nos cuidados da saúde, são frequentemente heróis desconhecidos na prestação de cuidados e na resposta às emergências.
“Em muitas ocasiões são os primeiros a detetar as emergências, trabalhando na linha da frente, na prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. Alcançar “Saúde para Todos” dependerá do número de recursos humanos, em especial, os enfermeiros com uma boa formação, remuneração e conhecimentos proporcionais aos serviços prestado”, observou.
Segundo Daniel Kertesz, que prometeu contribuição da organização para o reforço da competência técnica no sector da saúde, para que todos os países alcancem o ODS nº3, a OMS estima que é preciso mais de nove milhões de enfermeiros até 2030.
Inforpress