Governo vai dotar ilha do Sal de arena desportiva de nível internacional

O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, anunciou hoje no Sal que o Governo vai dotar a ilha turística de uma arena desportiva de nível internacional.

Carlos Monteiro fez este anúncio no ato de abertura da segunda edição do Fórum Municipal do Desporto, a que presidiu, evento que deverá decorrer durante dois dias no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sob o lema “Juntos, para que o desporto não pare”.

Manifestando satisfação por estar presente neste evento, já que a nível do Governo central, conforme justificou, tem-se estado a privilegiar aquilo que são fóruns de debate, reflexão, sobre o desporto nacional, Carlos Monteiro, referiu que um “objectivo claro” deste mandato é estruturar, melhorar as fundações do desporto cabo-verdiano, e perceber como se deverá planear, “estrategicamente” o presente e o futuro do desporto no País , observando o desafio da sustentabilidade, das fontes do financiamento do desporto.

Neste particular, comentou, que por algum motivo, Cabo Verde, em mais de 47 anos de independência “não conseguiu, até hoje”, desenhar um modelo de financiamento do seu desporto.“Por isso, ano após ano, temos que, rapidamente, e às vezes um pouco sob joelhos, conseguir descobrir onde buscar recursos para uma competição, para uma federação, selecção que vai disputar uma competição a nível internacional”, ilustrou, realçando que é isso, que se deverá evitar, de “uma vez por todas”.

“Temos a obrigação, durante os próximos tempos, muito em breve, de apresentar esse modelo de financiamento e governança para o desporto em Cabo Verde que nos garanta essa sustentabilidade”, explicou, defendendo, por outro lado, um investimento “muito forte” na formação de treinadores e dirigentes desportivos.Referindo-se ao Sal, concretamente, onde não se pode fugir, conforme sublinhou, daquilo que deve ser o investimento nos desportos de praia e mar, o titular da pasta da Juventude e Desporto, aproveitou o momento para anunciar o “objectivo firme” do Governo, na aquisição de uma arena desportiva (multiusos) de nível internacional.

“Vamos cofinanciar a aquisição de uma arena desportiva de nível internacional para colocar aqui no Sal. É preciso ter essa arena aqui, que possa acolher qualquer evento de desportos na areia de nível internacional, falo de futebol, andebol e vólei de praia…”, reiterou.

“E, Sal deve ter essa ambição de conseguir junto das organizações internacionais, federações ou privados que organizam grandes eventos a nível de desportos de praia, garantir que entra nesse circuito e que terá todos os anos um calendário a nível de eventos internacionais a acontecer na ilha do Sal”, desafiou.

Compreendendo, entretanto, que para isso há que começar pela infraestrutura, Carlos Monteiro assegurou que o Governo vai fazer esse investimento juntamente com a Câmara do Sal.

“É um compromisso firme que assumimos, e no Orçamento do Estado 2023 já temos verba para isso”, finalizou, elencando, por outro lado, outras ambições, nomeadamente de a ilha ser dotada de um pavilhão desportivo, e de um centro de estágio, também de nível internacional, para equipas de elite, à semelhança de Algarve, Portugal, por exemplo.

Logo à tarde, Carlos Santos presidirá à cerimónia de homenagem e reconhecimento dos campeões e clubes nacionais, durante a época desportiva 2021/2022.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest