
Terça-feira, 28 de Março, 2023
O Hospital Universitário Agostinho Neto recebeu hoje da Associação Austríaca (COSMAS) um conjunto de equipamentos para os serviços de urgência e de orto traumatologia, pelo que agora é possível realizar exames de imagens aos doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos.
A informação foi avançada pelo presidente do conselho de administração, Imadoeno Cabral, durante uma conferência de imprensa realizada naquele hospital para fazer o balanço dos 21 anos de missão COSMAS em Cabo Verde e para a entrega oficial dos donativos.
“Estamos a testemunhar a receção de equipamentos de outras valias e de outras especialidades para a UCI, os serviços de urgência, mas também para o serviço de orto traumatologia. A partir de hoje é possível fazer exames de imagem aos doentes internados na UCI que inicialmente tínhamos de nos deslocar com este a pacientes para o serviço de radiologia”, sintetizou aquele responsável.
Imadoeno Cabral destacou, por outro lado, o papel importante do projeto cooperação e de desenvolvimento existente entre a Associação Austríaca (COSMAS) e o Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), que tem permitido ao hospital a qualificação dos seus quadros.
“Neste momento temos duas especialistas que foram capacitadas por esta associação, há também quadros deste hospital que conseguiram deslocar-se à Áustria para formação de curta duração, bem como estágios em várias áreas, nomeadamente cirúrgicas”, salientou.
Com esta cooperação, fez saber Imadoeno Cabral, o HUAN já recebeu doações de materiais avaliados em mais de 50 milhões de escudos, tendo frisado que o serviço de orto traumatologia tem as condições que tem derivado do “forte apoio” desta associação.
O presidente do conselho de administração anunciou ainda que muito brevemente serão enviados especialistas à Viana para treinamento em cuidados dos doentes críticos.
Atualmente, mencionou, o HUAN presta serviços de fisioterapia com duas fisioterapeutas treinadas fora do país que estão a ocupar dos doentes críticos internados na UCI e, neste momento, o hospital está a oferecer serviços de fisioterapia para pacientes em regime ambulatorial.
“Neste momento estamos em regime experimental para reorganizar a nossa base operacional para uma gestão mais concentrada nos resultados, houve estagnação devido à pandemia, por isso, neste momento conseguimos implementar uma nova diretiva para algumas áreas que consideramos mais sensíveis que são os serviços de exames de imagem, exames laboratoriais, e consultas”, referiu Imadoeno Cabral.
O responsável informou ainda que há 15 dias, o hospital eliminou a lista de espera dos anos 2019, 2020 e 2021 para exames de diagnóstico e reduziu também a lista de espera para exames laboratoriais para 15 dias.
Precisou ainda que a intenção é, até final deste ano, ter marcação livre para exames de radiologia convencional, exames de tomografia e exames de mamografia, enfatizando um plano estratégico para as consultas para que no próximo semestre, eventualmente, tenha-se zero lista de espera nos anos 2020 e 2021.
Por seu lado, Carla Kriergel, em representação da COSMAS disse estar impressionada com o empenho de cada um dos médicos ao longo destes anos, sublinhando que a associação continuará a apoiar Cabo Verde.
Anunciou que vão chegar a Cabo Verde mais médicos com novos domínios de especialização, que constituirá a equipa, nomeadamente especialista das áreas de anestesia e cirurgia plástica que é “muito importante”.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv