II edição do “Inter-Ilhas Futsal masculino” acontece com foco na promoção da saúde mental 

A data da competição vai ser anunciada dentro de um mês, segundo avança a organização.

O movimento “Juntos pela Oficialização do Futsal em Cabo Verde” anunciou nesta quarta-feira, dia 26, que a II edição da competição nacional de “Inter-Ilhas Futsal masculino” vai acontecer sob o lema “Futsal na promoção da saúde mental”. Quanto à data do evento, a mesma será dentro de 30 dias, diz a organização.

Segundo uma nota de imprensa da organização, a temática da  II edição do Inter-ilhas Futsal quer mostrar que a correlação entre o desporto e a saúde mental é fulcral para evitar males sociais. Sob o lema “Futsal na promoção da saúde mental”, a competição está a ser preparada em conjunto com a tutela da saúde com um programa de consciencialização, de consultas e abordagem à saúde mental.

“Fizemos hoje, o lançamento do caderno de encargos a todos os núcleos regionais do país e daqui a 30 dias anunciaremos o palco de mais este espetáculo de futsal”, avançou a organização.

O movimento salientou ainda que a oficialização da modalidade continua a ser uma prioridade, estando o núcleo a trabalhar em conjunto com o pelouro do futsal da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) no regulamento para as provas oficiais da modalidade em Cabo Verde.

“Somos só um movimento civil e o único contributo que recebemos para oficializar o futsal do nosso país vem por parte da nossa federação e esta competição também é mais um contributo que foi retribuído por eles para ajudar o nosso movimento”, avançou em declarações ao Balai, o representante da organização, Ivan Ramos sobre o processo de oficialização do futsal em Cabo Verde.

O representante do movimento adiantou ainda que o movimento ficou de receber mais informações por parte da Federação Cabo-verdiana de Futebol sobre o processo.

Ivan Ramos realça que este ano não vai ser realizado o inter-ilhas feminino de futsal.“ Este ano priorizamos o futsal inter-ilhas masculino porque o feminino foi realizado em 2023 na ilha de Boa-Vista,  mas temos planos de organizar uma competição feminina regional”.

Na nota enviada, a organização mostrou-se otimista quanto ao futuro do futsal cabo-verdiano.

“Prova de que o futsal cabo-verdiano tem um futuro risonho é a atenção que tem tido no panorama internacional com diversas equipas a serem convidadas para competições nomeadamente em Portugal e este ano a convite da TAF teremos uma equipa de Cabo Verde pela primeira vez na competição Torneio Amizade Futsal em Angola”, avança e acrescenta que se” se começar a investir hoje no futsal, em pouco tempo Cabo Verde será uma potência na modalidade”.

De recordar que o movimento “Juntos Pela Oficialização de Futsal” foi criado em 2021, organizou em 2022 o Inter-Ilhas de futsal masculino (Praia – Santiago) e em 2023 o Inter-Ilhas de futsal feminino (Sal Rei – Boa Vista).

 

Cidália Semedo/ Estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest