Ilha do Sal: CPI sobre privatização da TACV ausculta entidades ligadas à ASA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sobre a privatização da TACV, iniciou hoje, no Sal, audições a entidades e personalidades ligadas à Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA).

O Diretor de Navegação Aérea da ASA, Daniel Lima, o ex-Chefe do serviço de operações, informação e comunicação aeronáuticas (SOICA) no Aeroporto do Sal, João Rocha, a Coordenadora de Segurança do Aeroporto do Sal e Antiga Supervisora da SOICA, Vanessa Reis, a ex-coordenadora de Segurança do Aeroporto do Sal, Eunice Spencer, o Administrador da ASA, Moisés Monteiro, são os primeiros a serem auscultados nesta audição que decorrerá durante três dias na sala de reuniões do edifício da ASA.

O ex-diretor do Aeroporto do Sal, António Pinheiro, o Administrador da ASA e antigo assessor do ministro da Economia, Nuno Santos, o supervisor da Cabo Verde Handling no Aeroporto do Sal, Jair Barros, e o Presidente da Administração (PCA) da ASA, Jorge Benchimol Duarte, fazem igualmente parte da lista das personalidades que irão prestar declarações à CPI da TACV.

Presidida pelo deputado Walter Évora (PAICV), integram esta comissão sobre a privatização dos Transportes Aéreos de Cabo Verde SA, incluído a liquidação da operação da TACV nos voos domésticos, seis deputados do MpD, quatro deputados do PAICV e o deputado da UCID, António Monteiro.

As audições acontecem das 08:30 às 18:00, até quinta-feira, 05.

Recorde-se que esta CPI foi criada pela Resolução nº 41/X/2022, de 07 de Março, e visa, entre outros, averiguar qual a visão e a estratégia do Governo para o sector dos transportes, averiguar estudos, dados ou fator que motivaram a decisão do Governo em avançar com a privatização dos TACV.

Ainda, que relações foram desenvolvidas com a Loftleidir e com os demais negócios referidos, qual a natureza destas relações, averiguar a lisura dos negócios com a Binter/TICV, a Icelandair, a Bestfly Angola e a Bestfly World Wide.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest