Ilha do Sal: Governo recebe delegação do Senado dos EUA para aprofundar cooperação existente entre os dois países

O primeiro-ministro recebeu na manhã de ontem, dia 24, uma delegação do Senado dos Estados Unidos da América (EUA), visando aprofundar a compreensão da cooperação política, económica e de segurança entre os Estados Unidos e Cabo Verde.

Ulisses Correia e Silva recebeu a delegação liderada pela presidente Pro Tempore do Senado, Patty Murray, num dos hotéis da cidade de Santa Maria, em que durante cerca de 40 minutos os dois países discutiram estratégias para a promoção da democracia e desenvolvimento da economia local.

Numa declaração após o encontro, a senadora Patty Murray, destacou a “boa relação” de largos anos existente entre Cabo Verde e os Estados Unidos.

“Tivemos uma conversa surpreendente com o primeiro-ministro sobre os nossos valores partilhados, em particular a promoção da democracia. Cabo Verde é um dos nossos melhores parceiros e um exemplo brilhante para todos nós sobre a importância da democracia”, declarou a senadora.

A mesma fonte afirmou que durante o encontro foram discutidos assuntos ligados à segurança marítima, cibernética e o desenvolvimento económico.

Por sua vez o Senador Chris Coons, que acompanha a senadora Murry, enalteceu a “democracia forte e estável” que existe no país, permitindo assim que Cabo Verde beneficie dos pactos do Milénio, estando já em estudo a possibilidade de um terceiro pacto.

“Abordámos muitas coisas diferentes, a erradicação da malária, a possibilidade de o Corpo da Paz regressar a Cabo Verde, o Pacto do Desafio do Milénio e a nossa esperança é que haja um terceiro pacto. Sendo assim este será o primeiro país do mundo a ter um terceiro Pacto do Desafio do Milénio”, salientou Coons.

“Apenas estendemos estas parcerias de desenvolvimento a longo prazo a países que tenham um nível de corrupção muito baixo, uma democracia muito elevada e uma imprensa livre. Portanto, temos esperança de que possamos ver uma parceria regional”, continuou.

O senador destacou ainda que Cabo Verde “é um modelo para muitos outros países, “mantendo uma democracia forte e estável”.

Ainda na linha do encontro, Chris Coons enalteceu as formas como os dois países “têm trabalhado para combater o tráfico de drogas e de seres humanos, a pirataria em alto mar em termos de pesca e roubo de recursos”, concluiu.

Depois do encontro, sem declarações à imprensa por parte do primeiro-ministro, a delegação manteve no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, uma interacção com membros da Guarda Nacional de New Hampshire, que participam num exercício conjunto sobre evacuações médicas com as Forças Armadas de Cabo Verde.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest