Infraestruturas Educativas: Plano nacional contempla polo universitário do Fogo – ministro

O ministro da Educação anunciou sábado, em São Filipe, que o executivo está a intervir na elaboração do Plano Nacional de Construção e Modernização das infraestruturas educativas do básico ao superior e contempla o polo universitário da ilha.

Amadeu Cruz deu estas informações durante a inauguração da Escola Básica de Italiano, reabilitada, tendo destacado os ganhos em matéria de infraestruturas escolares a nível nacional, mas também casos de intervenções emergentes, nomeadamente na ilha do Fogo, sobretudo nos Mosteiros.

“Devo dizer que o plano contempla a construção do polo universitário em São Filipe para acolher o ensino superior de forma definitiva neste conselho e contempla, igualmente, a construção e reabilitação do hotel Atlântico do Sal para acolher o polo da Universidade Técnica do Atlântico no Sal”, disse.

“E devo anunciar aqui que o plano nacional de construção e modernização das infraestruturas contempla, igualmente, o ensino superior. Estaremos a nível do ensino superior a ampliar e adequar as instalações da Universidade de Cabo Verde, na Praia, para acolher a Faculdade de Ciências Médicas, mas ao mesmo tempo estaremos a intervir em São Vicente para construção do campus universitário”, acrescentou.

No entanto, já há algum tempo que o Governo tem vindo a prometer os foguenses a instalação do Polo Universitário de Geociências e Vulcanologia, tendo o primeiro-ministro em meados de 2022 garantido que o processo deste se encontrava em fase adiantada, dependendo da aprovação do Conselho da Universidade de Cabo Verde.

“Estamos a intervir também na elaboração do plano nacional de construção e modernização das infraestruturas educativas do básico ao superior”, disse Amadeu Cruz, por outro lado, sublinhando que neste âmbito serão atendidas as necessidades do Sal, Boa Vista, Porto Novo e Praia, pelo que serão contemplados com mais liceus.

Noutras centralidades do país como em São Vicente e cidade da Praia, segundo o ministro da Educação, serão construídas mais escolas básicas para atender as necessidades do crescimento demográfico destas regiões.

De modo geral, frisou Amadeu Cruz, há necessidade de se continuar a intervir em várias escolas dos concelhos do país, Santa Catarina do Fogo, Brava, Porto Novo, Assomada Tarrafal, Santa Cruz, mas também na Boa Vista e em São Nicolau.

Segundo o governante, de 2016 a esta parte, o Governo, com apoio das câmaras municipais, reabilitou ou construiu escolas beneficiando mais de 370 estabelecimentos de ensino, investiu mais de um milhão e quinhentos mil contos, dada a necessidade de garantir as condições destes estabelecimentos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest