
Sexta-feira, 8 de Dezembro, 2023
Maria da Luz Mendonça, que falava à Inforpress no âmbito do Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se assinala hoje, 5 de Maio, realçou que o simples acto de lavar as mãos dá combate ao vírus da covid-19.
“A lavagem das mãos é um gesto simples, mas com um valor enorme para a saúde, no que respeita à transmissão de microrganismos e diminuição de incidência de infecções preveníveis”, assegurou.
A lavagem de mãos, segundo Maria da Luz Mendonça, é de suma importância para os profissionais da saúde que devem estar sempre higienizados para não transmitir microrganismo de um doente ao outro.
A data, prosseguiu, é mais um dia de sensibilização para os profissionais de saúde como para a população em geral, uma vez que a quantidade de microrganismo que se pode encontrar nas mãos é “enorme”.
Questionada se no País existem nos serviços de saúde um departamento de controlo de infecção, a responsável afirmou que as recomendações vão no sentido de que todos os serviços de saúde deveriam ter uma unidade de controlo de infecção.
“Devido a alguns problemas na implementação desta unidade, tenho conhecimento que nem todos conseguiram. A nível do Serviço Nacional da Saúde foi criado, há pouco tempo, um serviço de Segurança do Doente”, disse.
Em Cabo Verde, o evento que vai ser assinalado com o lema “Salve Vidas: Limpe Suas Mãos” contará com uma cerimónia promovida pelo Serviço Nacional da Saúde em parceria com o INSP, de forma online, com temas que inspirem a adopção de boas práticas de lavagem das mãos e da sua higienização como ferramenta de prevenção e controlo de infecção nas estruturas da Saúde.
A data, criada pela Organização Mundial da Saúde, chama a atenção para a importância da higienização das mãos, no sentido de que o simples acto de lavar as mãos com sabão impede incidência de infecções como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infecções no ouvido e estômago.
Além de prevenir e atenuar as infecções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança de pacientes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia.
Recomenda-se a lavagem das mãos sempre antes de mexer nos alimentos, depois de mexer em resíduos e ir à casa de banho, depois de assoar nariz e de espirrar ou tossir, após mudar fraldas e tocar em feridas ou doentes.
A correcta lavagem das mãos é feita com sabão e engloba as palmas e os dorsos das mãos, os pulsos, entre os dedos e por baixo das unhas, devendo demorar um minuto ou mais. Antes de comer e depois de ir à casa de banho são os principais momentos para lavar as mãos.
Além desta data, assinala-se a 15 de Outubro o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, cujo objectivo é combater o vírus, reduzir a incidência da diarreia em cerca de 40% e as infecções respiratórias até 25%.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv