
Sábado, 2 de Dezembro, 2023
O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, condecorou hoje o Presidente da Roménia, Klaus Werner Iohannis, com o Primeiro Grau da Ordem Amílcar Cabral, mais alta condecoração do Estado de Cabo Verde.
O chefe de Estado cabo-verdiano justifica a distinção com o contributo que o Presidente Iohannis deu para o desenvolvimento das relações de amizade e de cooperação entre Cabo Verde e Roménia, mas também entre a Europa e a África, entre a Roménia e a África.
“Por isso, decidimos condecorar o senhor Presidente com a mais alta condecoração do Estado de Cabo Verde, o Primeiro Grau da Ordem, Amílcar Cabral. Queria também agradecer o seu gesto por nos ter agraciado com a mais alta condecoração do Estado da República da Roménia”, disse José Maria Neves na cerimónia realizada após um tete-a-tete entre os dois estadistas.
Trata-se, de acordo com o decreto presidencial, do reconhecimento do contributo do povo romeno para a formação do jovem Estado de Cabo Verde e para “ganhos importantes” no seu processo de desenvolvimento, bem como enaltecendo os esforços de aprofundamento e diversificação dos laços de amizade e cooperação entre Roménia e Cabo Verde.
A nota destaca que desde o primeiro momento da independência de Cabo Verde, quando foram fixadas prioridades para o desenvolvimento do país, a Roménia surge como um dos mais importantes parceiros, acções desenvolvidas em vários domínios.
“É também um reconhecimento pelo empenho pessoal do Presidente Klaus Werner Iohannis no aprofundamento das relações entre os dois países”, lê-se no documento.
O chefe de Estado Romeno, por sua vez, agradeceu a condecoração do Estado de Cabo Verde que considera amigo e muito próximo do seu país, salientando que juntos Cabo Verde e Roménia podem construir um mundo melhor.
Klaus Werner Iohannis aproveitou para manifestar o interesse do seu país em intensificar a cooperação com Cabo Verde nas áreas de gestão das situações de emergências, combate às alterações climáticas, agricultura e segurança alimentar, educação, investigação e inovação.
“Os memorandos de colaboração, relativamente à gestão de situações de emergência na área sanitária-veterinária e da educação que vão ser assinados hoje, são o reflexo do nosso desejo de fortalecimento das relações tradicionais”, sustentou.
Por outro lado, garantiu que a Roménia continuará a apoiar o aprofundamento das relações entre a União Europeia e Cabo Verde, que afirmou “já são excelentes e são fundamentadas desde o ano de 2007 numa parceria especial e única para um país africano”.
O presidente da Roménia está em Cabo Verde até quarta-feira, 22, nesta que é a primeira visita de um chefe de Estado da Europa de Leste a Cabo Verde.
Ainda na manhã de hoje foi recebido presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, de quem recebeu as chaves da cidade.
Do programa consta ainda visita ao Memorial Amílcar Cabral, devendo ainda ser recebido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
No período da tarde desloca-se à Cidade da Velha para visitar os monumentos e sítios históricos da Cidade Património da Humanidade.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv