
- PUB

Biluilson Pires, ou Bill, como é conhecido, tem 24 anos e é natural de Alto Mira, Santo Antão, e vive em Mindelo há quatro anos, para onde foi em busca de trabalho. A companheira, Lenisia Assunção, mais conhecida por Kelly, tem 21 anos, e é natural de Porto Novo. Assim como Bill, encontra-se em São Vicente desde 2020, para onde rumou para cursar Francês.
O casal que já se conhecia desde o período do ensino secundário, ainda na ilha das montanhas, contou em entrevista ao Balai, como tudo começou e como a relação evoluiu para uma cumplicidade que tem dado frutos no negócio.
De um namoro na adolescência à parceria nos negócios
Bill e Kelly conheceram-se na altura do liceu, mas os dois apenas trocavam impressões e se distanciaram por alguns anos, quando Kelly teve de se mudar para a ilha do Sal, até que em 2018 os dois se reencontraram e passaram a trocar mensagens online. Num curto espaço de tempo a relação evoluiu e hoje contam com um filho de quatro anos e são donos de um negócio.
A caminhada do casal rumo ao auto- emprego começou em 2020, quando ambos se encontravam de férias na ilha natal e decidiram confecionar alguns lanches para venda, no sentido de conseguirem algum dinheiro extra.
A venda ambulante durante aquele período foi o impulso que o casal precisava para arriscar na produção e venda de salgados em Mindelo, uma alternativa ao sustento que precisavam após a saída de Bill do antigo emprego.
“O que motivou a minha saída foi o facto de eu e o meu chefe não conseguirmos chegar a um consenso de como poderia conciliar o trabalho com uma formação que pretendia fazer na altura. Já que a minha prioridade era a formação, escolhi sair do trabalho”, conta.
Por outro lado, Kelly que desde pequena foi estimulada pelos familiares que produziam pastéis para venda, não hesitou em embarcar na proposta de Bill e apostar na pastelaria enquanto os dois seguiam com a formação.
“Os meus colegas de turma passaram a nos dar a oportunidade de crescer e começaram a pedir algumas encomendas, de igual forma nos incentivaram com feedback positivo, o que nos deu mais certeza em ir adiante”, esclareceu Kelly.
Depois dos primeiros passos, Kelly assumiu a maior parte das produções enquanto Bill se encarregou da venda dos produtos na rua, de forma ambulante.
Criação do Koza Séb e a conquista da estabilidade financeira
Após um tempo, o casal decidiu criar uma página nas redes sociais com o nome de Koza Séb, uma ação que aumentou o leque de clientes que até hoje se mantêm fieis.
Da mesma forma em que houve mudanças na demanda, o cardápio também passou a ter mais opções, se antes produziam salgados, hoje a oferta varia e a confecção de bolos tornou-se numa das principais saídas do Koza Séb.
Quase a completar um ano de atividade, Kelly e Bill mantêm-se positivos em relação ao negócio e aos ganhos que já conseguem ter.
“Até agora estamos num bom caminho, conseguimos cobrir as nossas despesas, embora necessitemos de alguns equipamentos porque a nossa cozinha tornou-se bastante pequena, principalmente agora que estamos a expandir”, realçaram, ao mesmo tempo em que afirmam que um dos próximos passos é a formalização do negócio.
Formalização do negócio e expansão
No que se refere aos desafios enfrentados, Kelly aponta o facto de conciliar a cozinha com as responsabilidades da vida académica, uma vez que se encontra no terceiro ano do curso.
“Às vezes antes de ir às aulas costumo trabalhar para deixar tudo pronto e quando chego em casa tenho que voltar a pôr as mãos na massa, enquanto que o Bill tende a ficar mais sobrecarregado, sendo que ele além de participar de todo o processo, também cuida do nosso filho e leva-o à escolinha”, revela.
Hoje o casal trabalha com encomendas tanto para aniversários, eventos escolares e quadras festivas. Devido à demanda, Biluilson, que também desenvolveu habilidades na cozinha e com o auxílio de Kelly passou a dedicar-se à confecção dos salgados, enquanto que a companheira dedica-se aos doces.
Para o casal que hoje diz ter uma vida mais estável do que antes, quando o assunto vira os planos de ambos e para o negócio, Kelly destaca que a ideia é expandir e conquistar um espaço próprio, com perspectivas de contratar mais pessoas, dado que ao concluir a licenciatura pretende seguir carreira como professora de francês.
Já o companheiro Bill, que conseguiu concluir a formação de aptidão profissional para taxista, mantém-se mais atento às circunstâncias atuais, com o olhar na formalização do negócio e no comportamento do mercado, no sentido de ver quais as melhores decisões a tomar. Outro plano partilhado é de fazer uma formação em Pastelaria e Confeitaria para aumentar os dotes na cozinha.
Por outro lado, o jovem que arriscou abrir mão de um trabalho fixo para correr atrás de uma formação e que como forma de manter o sustento da família descobriu um caminho mais frutífero na venda de salgados, aponta a coragem de sair de um lugar considerado “estável” para onde “não havia certezas”, como “uma grande prova do que é confiar em si mesmo”.

Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv



