Khaby Lame, o influenciador mais popular do TikTok, segundo a Forbes

“Em apenas três anos, Khaby Lame com mais de 160 milhões de fãs, tornou-se o tiktoker mais popular do mundo, sem falar uma única palavra. As marcas agora clamam para pagar ao comediante silencioso uma fortuna por um pedaço de sua magia nas redes sociais’’, cita Steven Bertoni, editor da revista Forbes, num artigo publicado em finais de setembro deste ano.
Antes de ser “Kaby Lame, o influenciador”, este jovem de origem senegalesa trabalhou em diferentes setores até chegar onde está hoje. De dia Lame era pedreiro e de noite trabalhava como empregado de restaurante, foi ajudante do pai no comércio de máscaras e tambores africanos e até 2019, Khaby era um montador de filtros de carros numa fábrica num dos bairros de Turim, Itália.
Hoje devido à visibilidade que conquistou na rede social Tik Tok, o influenciador ganhou até um personagem num vídeo jogo, agora é uma das estrelas do multiplayer Fortnite, que conta atualmente com mais de 230 milhões de jogadores mensais.
“Quando comecei a fazer vídeos, as pessoas diziam-me para conseguir um emprego adequado. Mas continuei a fazer porque é isso que gosto, mesmo que ninguém os estivesse a ver”, conta o influenciador à revista norte americana.
Agora são poucas as pessoas que não conhecem o “astro” do Tik Tok. O que Lame faz nada mais é do que postar pequenos vídeos onde aparece misturando memes famosos de pessoas a fazer coisas estranhas e “sem noção” na Internet, como o de um chef que descasca uma banana com cortes de faca “extravagantes” e um inventor de protótipo que mostra um robô caseiro a lhe entregar um pedaço de papel higiênico.
Segundo a Forbes, foi durante os “lockdowns” da pandemia de covid-19 que os vídeos do tiktoker de origem senegalesa ganharam notoriedade. Com dois minutos de duração conseguiram atrair 2,4 bilhões de curtidas e 162 milhões de seguidores. Ou seja, mais do que o triplo da população do país de origem de Khaby, que o mesmo teve de deixar ainda pequeno.
Segundo alguns sites de notícias, como o portal italiano “Corriere della Sera”, apesar de viver na Itália desde 1 ano de idade, Khaby Lame só conseguiu a nacionalidade italiana em agosto de 2022, aos 22 anos.
Na rede social do Instagram, Lame conta com mais de 80 milhões de seguidores e comunica apenas com o encolher de “ombros animados” e “olhos expressivos”. Logo tornou-se o “Charlie Chaplin” da era digital, atravessando fronteiras e culturas e entretendo “centenas de milhões de pessoas” com suas mímicas dos memes.
Atualmente Khaby atua ao lado de outras estrelas e celebridades como os atores de Hollywood Matt Damon, Robert Downey Jr. e Tom Cruise e até já marcou penaltis com a lenda do futebol David Beckham e estrelou uma campanha publicitária do Super Bowl para a State Farm, um grupo de companhias de seguro americano considerado uma das maiores dos EUA.
Em declaração a Forbes, o chefe de marketing da State Farm, Alyson Griffin, afirmou que fez parceria com Khaby porque “ele era o tiktoker mais popular dos EUA” e era seguro para a marca ter alguém com quem poderia trabalhar a longo prazo para expandir seu investimento inicial.
“O Super Bowl foi assistido por 115 milhões de pessoas. O nosso principal vídeo do TikTok com Khaby teve 220 milhões de visualizações, além de todos os seguidores, likes, comentários e compartilhamentos.” disse o mesmo.
No mesmo artigo, a revista Forbes estima que, desde junho de 2022, Lame arrecadou 16,5 milhões de dólares por conta dos acordos com empresas como Hugo Boss, Binance e o banco do Oriente Médio QNB, bem como as suas marcas parceiras Fortnite e State Farm.
Atualmente, só para apresentar um produto em um dos seus posts no Tik Tok e no Instagram, Lame chega a arrecadar cerca de 750 mil dólares. Além disso, segundo o mesmo, a marca deve se encaixar em sua “imagem familiar”.
“Recuso a maioria dos pedidos. Quero trabalhar de forma limpa. Eu nunca trabalhei com uma empresa de álcool, cigarros ou qualquer coisa que faça mal para as pessoas, porque muitas crianças me seguem”, declara Khaby.
Ainda no artigo, Forbes declara que Lame ocupa a 11.ª posição na segunda lista anual de Top Creators da revista e é um “excelente exemplo do poder e dos lucros em disputa na economia de influenciadores”.
Para fazer essa classificação dos melhores criadores do mundo, a Forbes diz ter analisado dados sobre os ganhos, contagem de seguidores, taxas de engajamento e atividades empreendedoras de milhares de personalidades da internet com a ajuda da empresa de marketing dos influencers.
A Forbes é uma das “mais reconhecidas” revistas internacionais que aborda assuntos variados no mundo dos negócios, economia e finanças. Destaca-se por fazer publicações quinzenais de artigos e reportagens “originais” sobre finanças, investimentos, indústrias e marketing.
No final da entrevista à Forbes, Lame diz esperar que sua aparição no videojogo Fortnite seja um “trampolim para Hollywood”. Isso porque em junho deste ano, o seu curta documental “I Am Khabane”, que também é a sua estreia na direção cinematográfica, foi apresentado no Festival de Cinema de Taormina, na Itália. Khaby “adora escrever histórias e filmes” e diz querer ser ator e dirigir filmes.
Pode gostar também

Parlamento aprova lei que permite colheita e transplante de órgãos

Parlamento aprova lei que cria Sistema de Informação da Justiça

Relatório das Nações Unidas aponta África como o continente com mais homicídios

Ataque à CV Telecom: ARME esclarece informação sobre ataque informático


- PUB
- PUB
Deixe um comentário
Follow Us
- PUB