Legislativa 2021/Santiago Sul: MpD confiante na vitória com maioria absoluta

O candidato do Movimento para a Democracia para Santiago Sul, Fernando Elísio Freire, mostrou-se confiante de que neste domingo vão ter uma “boa vitória”, alcançando a maioria absoluta.

O MpD faz um balanço “extremamente positivo” dos 16 dias de campanha e acredita que a mensagem de um “Cabo Verde no caminho seguro” passou.

“Fizemos uma boa campanha onde explicamos aos cabo-verdianos a situação e eles entenderam e viram, claramente, que o MpD é aquele que representa o futuro, é aquele que representa a confiança, representa o desenvolvimento, representa o crescimento e representa a retoma”, assegurou.


Acima de tudo, prosseguiu, todos os cabo-verdianos disseram-lhes: “vão em frente, fizeram bem, aguentaram o País, quando não tinha covid-19 estiveram bem, aguentaram bem a seca e com a covid-19 aguentaram e estão em condições de colocar o País, de novo, na rota de desenvolvimento e na rota de crescimento”.


Esta mensagem que receberam em todos os lugares e em todos os cantos que a caravana passou, segundo Fernando Elísio Freire, deixa-os confiantes de que no domingo vão ter uma “boa vitória”, isto é, maioria absoluta.


O número três da lista do MpD pediu aos cabo-verdianos que tenham atenção às manobras de compra de voto por parte do PAICV, que a seu ver, tem “duas caras”, pois “fala que é contra uma coisa na frente, mas é a favor por detrás”.


“Digo a todos os cabo-verdianos muita atenção ao PAICV, quanto falam na compra de votos, muita atenção naquilo que estão a fazer, mas pedimos a todos os cabo-verdianos que vão votar todos, conscientes, tranquilos, serenos, votem na liberdade, em Cabo Verde, na democracia, no MpD e na maioria absoluta”, apelou.


Fernando Elísio Freire pediu ainda aos cabo-verdianos que não “desperdicem os seus votos”, que votem no partido que “garanta a estabilidade e o desenvolvimento” para Cabo Verde.


No último dia de campanha eleitoral, a caravana do MpD começou a sua acção pelo cais de pesca, passando pelo mercado de Sucupira e à tarde vão atacar todos os bairros da zona norte e sul de Santiago Sul.


“Estamos acompanhados do líder do MpD a mostrar às pessoas que, de forma consistente, de forma muito clara, traçamos um caminho seguro, de liberdade, de desenvolvimento e de democracia e vamos ganhar com força, com determinação, mas confiante no futuro”, sublinhou.


Na tarde de quinta-feira, 15, o MpD esteve num mini comício na zona de Achada Eugénio Lima e, na altura, o candidato número quatro, Olavo Correia, assumiu o compromisso de construir um campo relvado, apostar no saneamento básico e no programa de requalificação urbana.


Reabilitação das casas, construção de casas de banho, transformar acesso à Internet como um bem essencial para que os estudantes, investigadores e empreendedores tenham acesso, a um custo baixo ou até gratuito, são outras promessas feitas pelo MpD.


Hoje, logo mais a noite, o partido encerra a sua campanha com um mini-comício na localidade de Achada Santo António.


Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).


As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.


Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest