
Sábado, 2 de Dezembro, 2023
“Já é hora de termos um hospital, já chega. Esse conceito da região Fogo e Brava está a deixar a ilha em atraso porque todos os investimentos vão para a ilha vizinha”, defendeu Nelson Gomes, que hoje está em na localidade de Santa Bárbara, localidade situada entre Furna e Nova Sintra.
O candidato considerou que para os braveenses beneficiarem desses investimentos têm que viajar para a ilha do Fogo e “isto tem os seus custos”.
“Quando vamos para Fogo temos custos de transporte, de alojamento, de alimentação e tudo mais, fora os casos quando as pessoas ficam retidas porque não há transporte para voltarem”, explicou Nelson Gomes, apontando que é preciso “rever esse conceito de região Fogo e Brava.
“Por isso, acho que também pode ser região Brava/Fogo para que sejam criadas algumas infra-estruturas na ilha, não só a nível de saúde como em outros sectores”, defendeu o cabeça-de-lista da UCID na Brava.
No entanto, o candidato democrata-cristão considerou que esse conceito tem prejudicado no desenvolvimento da ilha no seu todo, pelo que conforme projectou Nelson Gomes, se esse conceito foi inverso pode trazer algum investimento para a ilha.
Em relação à melhoria a melhoria a nivel de saúde, apontada pela candidatura do MpD, com a aquisição de alguns equipamentos para delegacia de saúde, a UCID considera que “na prática não se vê”.
“Trouxeram equipamentos mas temos estado a ter evacuação de doentes para a ilha do Fogo. Portanto, se foi implementado, na prática não estamos a sentir qualquer investimento”, acusou a aspirante a deputado nacional para Brava, nas eleições de domingo, dia 18.
Para esta quinta-feira, a candidatura do UCID vai estar na localidade de Santa Bárbara para contactos e auscultar a população.
Da lista da UCID para o círculo eleitoral da Brava constam ainda Eloisa Miranda, Nelson Eurico, Miriam Dias, José Alexandre e Domingos Coelho, o mandatário desta campanha.
Às legislativas do dia 18, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv