Legislativas 2021: CNE garante que todas as condições estão criadas para a votação nos 13 círculos eleitorais corram na normalidade

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) garantiu hoje que todas as condições estão criadas para que as votações deste domingo corram na normalidade nos 13 círculos eleitorais, sendo dez em Cabo Verde e três na diáspora.

A garantia foi dada pela presidente da CNE, Maria do Rosário Gonçalves, em conferência de imprensa na Cidade da Praia, que teve como objectivo apresentar o ponto de situação e balanço da preparação das eleições legislativas de 18 de Abril, para as quais apelou a uma participação massiva e ordeira dos cidadãos.

Os 340.241 eleitores inscritos no arquipélago estão divididos por 1.245 assembleias de voto, enquanto na diáspora são 52.752 eleitores para 236 mesas de votos nas eleições deste domingo para a escolha dos 72 deputados que compõem a Assembleia Nacional.

“Finda a campanha eleitoral, também nós queríamos endereçar a todos os cabo-verdianos a felicitação por mais este momento alto da democracia cabo-verdiana e a Comissão Nacional de Eleições considera que todo o processo decorreu dentro da normalidade, não obstante os constrangimentos, sobretudo derivados do contexto da pandemia, mas o balanço que fazemos da campanha eleitoral é positivo”, afirmou Maria do Rosário Gonçalves.

Para a responsável, foi uma “campanha competitiva” e com igualdade de oportunidade para todos os concorrentes às eleições, sublinhando que todo o trabalho feito até então só terá fruto se os eleitores se dirigirem massivamente às urnas.

“A Comissão Nacional de Eleições apela a uma participação massiva, ordeira e pacífica como nós já estamos habituados, contando com a colaboração de todos os partidos políticos no sentido de mobilizarem os seus apoiantes e simpatizantes no sentido de se deslocarem às urnas”, frisou, garantindo que “estão criadas todas as condições para que a votação aconteça dentro daquilo que é a normalidade legal, logística e operacional”.

Em relação aos observadores internacionais, chegou hoje ao País mais uma delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que se juntam aos restantes cerca de 60 observadores que já se encontravam em Cabo Verde, mas que irão estar somente na ilha de Santiago, devido ao problema de conexão entre as ilhas.

As votações estão previstas para arrancar às 07:00 no País e 08:00 na diáspora (África, América e Europa e resto do mundo).

Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Inforpreess

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us