Legislativas 2021: Fecho das urnas um pouco turbulento em Vila Nova e Ponta d’Água

Legislativas 2021: Fecho das urnas um pouco turbulento em Vila Nova e Ponta d’Água

Já encerraram as mesas de voto no país. Os cabo-verdianos tiveram mais uma hora para votar, comparativamente às legislativas de 2016, com a abertura de mesas de votos às 07:00, uma medida para evitar aglomerações. A comunicação social registou que a abertura de várias mesas de voto teve alguns atrasos logísticos.

Numa ronda pela Cidade da Praia, ao fim da tarde, cerca das 18:00, a Inforpress pôde apurar que muitas pessoas ainda se encontravam na fila a tentar exercer o seu direito de voto.

Segundo o presidente de uma mesa no bairro de Vila Nova, Carlos Rufino, afirmou que o processo de votação na correu na normalidade, mas salientou que nas outras mesas vizinhas houve “alguma desordem”.


“O acto eleitoral decorreu dentro da normalidade, na minha sala, sem conflitos, sem anormalidade, pois o processo começou a horas, não tivemos atraso, mas em algumas salas vizinhas pude constatar algumas desavenças por parte dos eleitores”, informou.


No entanto, na zona de Ponta D` Água, a Inforpress encontrou e desacatos por parte dos eleitores que chegaram tarde e não conseguiram votar.


A Inforpress tentou ouvir algum responsável, mas não foi possível, visto que tinham iniciado a contagem dos votos.


Nestas eleições para a escolha de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorreram seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorreram em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).


As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.


Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest