Legislativas 2021/Fogo: MpD propõe financiamento de embarcações e motores eléctricos para sector da pesca

A proposta da candidatura do Movimento para a Democracia (MpD) para o sector da pesca está estruturada em “três eixos essenciais”, que visam melhorar as condições de vida dos pescadores, disse o cabeça-de-lista, Filipe Santos.

Um dos eixos visa financiar a todos os pescadores que possuem embarcações de boca aberta para mantê-las, mas também para aquisição de embarcações de maior dimensão que lhes permitem fazer a pesca mais afastada da costa.

Outro eixo está relacionado com a formalização de todos os pescadores no sistema de previdência social, através da inscrição dos mesmos no Instituto Nacional de Seguros e Previdência Social (INPS).


Por outro lado, o candidato a deputado e cabeça-de-lista pelo círculo eleitoral do Fogo apontou como uma das “grandes apostas” a aquisição de motores eléctricos para as embarcações de pesca, funcionando com baterias e painéis solares para reduzir os custos com aquisição de combustíveis.


Filipe Santos apontou ainda outras intervenções para o sector da pesca, como a modernização das casas dos pescadores existentes, equipá-las e criar todas as condições para que tenham unidades de produção de gelo, água e electricidade e mecanismos para a transformação e conservação de pescados.


Em relação às infra-estruturas, a aposta passa pela melhoria do arrastadouro de Salinas para criar as melhores condições de operacionalização, intervenção no porto de pesca de Vale dos Cavaleiros (São Filipe), nomeadamente no seu desassoreamento para facilitar a vida na saída e chegada das embarcações de boca aberta.


Nos Mosteiros, segundo o mesmo, existe a possibilidade da construção do porto de pesca, e neste momento a empresa que administra os portos já tem um estudo encaminhado, para construir o porto de pesca com valência para ser um porto alternativo ao de Vale dos Cavaleiros e que permite a ligação entre as ilhas do Fogo (Mosteiros) e Santiago (Pedra Badejo – Santa Cruz), podendo localizar-se na Baía de Corvo ou em outros locais, como Praia Cais que já dispõe de acessibilidade.


Depois da suspensão das acções na terça-feira, 13, devido ao falecimento de Mário César, hoje a caravana do MpD tem programado porta-a-porta nos bairros da cidade de São Filipe e nas localidades de Cabeça Monte, Cutelo, Piquinho, na zona sul e em Ponta Verde com comícios em Monte Largo e Columbia.


Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).


As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.


Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest