Legislativas 2021/Fogo: PAICV resgata a ilha elegendo três dos cinco deputados

Legislativas 2021/Fogo: PAICV resgata a ilha elegendo três dos cinco deputados

O Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV) foi o vencedor das eleições legislativas na ilha do Fogo, com 7.564 votos, correspondente a 49,2 por cento (%), elegendo assim três dos cinco deputados.

 


O Movimento para a Democracia (MpD), que em 2016 saiu vencedor, conseguiu na eleição de hoje 7.364 votos, correspondente a 47,9%, enquanto a União cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) 251 votos, correspondente a 1,6%.

Eva Ortet, Luís Pires e Carlos Fernandinho Teixeira (PAICV) e Filipe Santos e Vanusa Barbosa (MpD) são os novos deputados para a ilha do Fogo.


Apesar da vitória na ilha, que foi o único círculo eleitoral em que o PAICV venceu a nível nacional, este partido não fez a festa pelas ruas da cidade e um pouco pela ilha como fez o MpD, não obstante a derrota a nível local.


Eva Ortet disse que o seu partido conseguiu resgatar a ilha que sempre foi “bastião do PAICV” e agradeceu a população do Fogo pela vitória nesta legislativa, sublinhando que estava à espera da vitória que no dizer da mesma podia ser melhor.


O PAICV vai analisar posteriormente o que terá acontecido no terreno, sobretudo nos Mosteiros e em Santa Catarina, sublinhando que “o importante foi conseguir consolidar a vitória” das autárquicas.

Esta indicou que no parlamento os deputados vão defender a ilha e as propostas que apresentaram ao eleitorado e exigir aquilo a que a ilha tem direito.


“Houve muita coisa que depois é preciso ver no terreno porque muitos cidadãos não votaram em consciência”, disse.


Às legislativas do dia de hoje para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorreram seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorreram em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).


As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest