
Sexta-feira, 22 de Setembro, 2023
Francisco Tavares avançou que 59 reclusos pediram para exercer o direito de voto de forma antecipada, no âmbito do artigo 213º nº 2 alínea b) e que a votação acontece hoje, com início as 10:30, no estabelecimento prisional, respeitando o estatuído no artigo 214 do Código Eleitoral.
Do total dos reclusos que requereram o voto antecipado, a “esmagadora maioria” é do município de São Filipe, 54, quatro são dos Mosteiros e um de Santa Catarina do Fogo, mas o delegado avançou que um dos reclusos de São Filipe, que pediu para votar antecipadamente, já deixou este estabelecimento.
Além dos reclusos, a lei permite a outras categorias profissionais o exercício do voto antecipado, desde que no dia das eleições estejam impedidos de o fazer por motivos profissionais.
Para a realização do voto antecipado, a CNE enviou, há sensivelmente uma semana, os boletins para o efeito.
Além de votação antecipada a delegação de CNE promove, a partir de hoje, e até sábado, 10, uma acção de formação para todos os membros das 66 mesas de assembleia de votos e dos fiscais de São Filipe.
Formação do género também é realizada nos municípios dos Mosteiros e de Santa Catarina, igualmente para todos os membros das assembleias.
Quem não participar na formação será excluída.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv