Legislativas 2021: PAICV aposta na renovação da frota pesqueira para aumentar a captura do pescado no País

O PAICV vai apostar num sistema de financiamento para promover a renovação da frota pesqueira em Cabo Verde, visando aumentar a capacidade de captura, conservação e transformação como uma das prioridades, se vier a ser governo.

Esta revelação foi feita, este domingo, pela líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, durante o comício de apresentação da lista dos candidatos do círculo eleitoral do Sal, no polivalente da cidade turística de Santa Maria, onde pediu a confiança dos cabo-verdiano para que o Sal passe a ter dois centros de conservação e transformação de pescado, na Palmeira e em Santa Maria.

“Cabo Verde tem um potencial de captura de pescado na ordem das 40 mil toneladas por ano, mas o país consegue apenas oito mil toneladas. Podemos fazer mais e melhor com um governo de visão, estratégica e vontade política e definição de prioridades”, explicou a candidata “estrela negra” às legislativas de 18 do corrente mês.


Perante a moldura humana que ocorreu ao comício, em que ficou claro o respeito pelas medidas de distanciamento e uso da máscara imposta por causa da pandemia da covid-19, elencou ainda primazia para a sua governação, caso seja eleita, garantir vacinação de 70% da população cabo-verdiana até Outubro próximo, para salvar a época alta do turismo e, consequentemente, o emprego e rendimento das famílias.


Relativamente à ilha do Sal, afiançou que o PAICV está focado num novo turismo, mais sustentável, competitivo e, sobretudo, com mais impacto na vida dos cabo-verdianos, tendo estendida a sua pretensão ao turismo de cruzeiro, pelo que, considerou ser fundamental modernizar o porto de Palmeira e “políticas de solo e habitações transparentes” para que os trabalhadores vivam com dignidade.


Disse ainda que o PAICV quer governar para transformar o hospital do Sal num “grande hospital regional” com todas as especialidades, com capacidade de resposta à população, garantir a autonomia do Centro de Saúde de Santa Maria, requalificação do centro de saúde de Preguiça e construção do centro de saúde da Palmeira.


Numa ilha considerada das mais turísticas de Cabo Verde, voltou a criticar o executivo pela “desgovernação no sector dos transportes aéreos e marítimos”, pelo que prometeu trabalhar para resgatar a companhia de bandeira cabo-verdiana, a retoma de voos domésticos inter-ilhas com viagens de baixo custo e, ao mesmo tempo, avançar com um processo de autorização especial de residência, visando a integração regional.


Janira Hopffer Almada dedica esta manhã a contactos com o eleitorado de Chã de Matias para esmiuçar o projecto “Cabo Verde para todos”.


Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).


As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest