
Lígia Fonseca falava durante uma conversa com os alunos da Escola Secundária Achada Grande Frente, na Praia, no âmbito das palestras promovidas nas escolas e associações comunitárias durante esta semana que antecede as eleições, sob o lema “Meu Voto Meu Futuro”.
Abordada pela comunicação social, Lígia Fonseca considerou que sendo Cabo Verde um país constituído na sua maioria por jovens com menos de 25 anos e quase 70 por cento (%) com menos de 35 anos, é “muito importante” que esta camada participe na vida politica, exercendo o seu direito ao voto.
“A minha acção nesta escola, hoje, e noutras que eu irei durante esta semana, é sensibilizar os jovens para a importância da sua participação política, neste momento através do voto nas eleições do próximo domingo, e também através de outros actos, designadamente dentro da própria escola, através das associações de estudantes, nas comunidades através das associações comunitárias, porque que só assim a sua voz é ouvida e tida em consideração”, argumentou.
Relativamente ao lema “Meu Voto Meu futuro”, Lígia Fonseca avançou que é necessário que a juventude conheça as propostas apresentadas pelos partidos de forma a reflectir, decidir e votar “conscientes” naquele que irá governar o país nos próximos cinco anos.
Para a primeira-dama, “ao votarem, [os jovens] estão a trabalhar para os seus próprios futuros”, pelo que lançou um apelo à juventude no sentido de ninguém deixar de ir votar.
“(…) Todas as condições sanitárias estão reunidas, pelo que é possível exercer o direito de participação política com toda a segurança”, afirmou.
Por seu lado, o representante dos alunos da Escola Secundária de Achada Grande Frente, Djeison Delgado, disse à Inforpress que os jovens “são importantes” nas decisões do país e, por isso, o seu voto conta para seu próprio futuro.
Neste sentido, apelou à adesão massiva da juventude na escolha do próximo Governo, escolhendo “a pessoa, o partido, capaz de transformar Cabo Verde, de forma positiva”.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv