Legislativas 2021: Primeira-Dama insta jovens a exercerem o direito ao voto

A primeira-dama, Lígia Fonseca, instou hoje os jovens a participarem no processo eleitoral em Cabo Verde não deixando de exercer o direito ao voto nas eleições legislativas de domingo, dia 18.

 

Lígia Fonseca falava durante uma conversa com os alunos da Escola Secundária Achada Grande Frente, na Praia, no âmbito das palestras promovidas nas escolas e associações comunitárias durante esta semana que antecede as eleições, sob o lema “Meu Voto Meu Futuro”.


Abordada pela comunicação social, Lígia Fonseca considerou que sendo Cabo Verde um país constituído na sua maioria por jovens com menos de 25 anos e quase 70 por cento (%) com menos de 35 anos, é “muito importante” que esta camada participe na vida politica, exercendo o seu direito ao voto.


“A minha acção nesta escola, hoje, e noutras que eu irei durante esta semana, é sensibilizar os jovens para a importância da sua participação política, neste momento através do voto nas eleições do próximo domingo, e também através de outros actos, designadamente dentro da própria escola, através das associações de estudantes, nas comunidades através das associações comunitárias, porque que só assim a sua voz é ouvida e tida em consideração”, argumentou.


Relativamente ao lema “Meu Voto Meu futuro”, Lígia Fonseca avançou que é necessário que a juventude conheça as propostas apresentadas pelos partidos de forma a reflectir, decidir e votar “conscientes” naquele que irá governar o país nos próximos cinco anos.


Para a primeira-dama, “ao votarem, [os jovens] estão a trabalhar para os seus próprios futuros”, pelo que lançou um apelo à juventude no sentido de ninguém deixar de ir votar.


“(…) Todas as condições sanitárias estão reunidas, pelo que é possível exercer o direito de participação política com toda a segurança”, afirmou.


Por seu lado, o representante dos alunos da Escola Secundária de Achada Grande Frente, Djeison Delgado, disse à Inforpress que os jovens “são importantes” nas decisões do país e, por isso, o seu voto conta para seu próprio futuro.


Neste sentido, apelou à adesão massiva da juventude na escolha do próximo Governo, escolhendo “a pessoa, o partido, capaz de transformar Cabo Verde, de forma positiva”.


Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest