Legislativas 2021: Radiotelevisão Cabo-verdiana cancela debate previsto para domingo

O debate previsto para este domingo, 11, entre os líderes dos partidos políticos concorrentes às eleições legislativas de 18 de proximo em todos os círculos eleitorais já não se realiza, anunciaram hoje os directores da TCV e RCV.

Na sequencia de uma  queixa  interposta pelo Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS), segundo a qual no debate que acontece  a uma semana das eleições devem participar todos os partidos e não apenas os que concorrem  em todos os círculos eleitorais,   a Comissão Nacional de Eleições (CNE), em deliberação nº 80/Eleições Legislativas 2021, considerou “procedente a queixa do PTS”.

Na perspectiva da CNE, realizando o debate durante a campanha eleitoral deve-se garantir “tratamento igual a todas as candidaturas concorrentes às eleições legislativas de 18 de Abril, quer quanto ao tratamento jornalístico, quer quanto ao volume de espaços concedidos”.

 

Para os directores da rádio e televisão públicas, Nélio dos Santos e Waldemar Pires, respectivamente, a decisão da CNE “contraria o regulamento dos debates socializados e aprovados por cinco dos seis partidos políticos concorrentes”,  pelo que os dois órgãos de comunicação social públicos “não realizar o debate previsto para este domingo e que deveria contar com os líderes dos partidos que concorrem em todos os círculos eleitorais”.

 

“As duas direcções [da RCV e da TCV] discordam frontalmente da posição assumida pela CNE, cuja deliberação chegou numa altura em que, infelizmente, não deixa margem de manobra aos dois órgãos, num momento em que toda a logística estava montada para a realização do almejado debate”, lê-se no comunicado conjunto, assinado por Nélio Santos, na qualidade de director da RCV, e Waldemar Pires, enquanto director substituto da TCV.

 

Os dois responsáveis “não assumem nenhuma responsabilidade pela não realização do terceiro debate, tal como estava desenhado no regulamento aprovado e dado a conhecer presencialmente, pelas direcções dos dois órgãos, aos membros da Comissão Nacional de EleiçÕes, no dia 09 de Março de 2021”.

 

Entretanto,  de acordo com o documento a que a Inforpress teve acesso, o representante do PTS assinou o referido regulamento.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us