Legislativas 2021/Sal: Candidatura da UCID arranca campanha eleitoral sem colagem de cartazes para “evitar arruaças”

A candidatura da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), no Sal, marcou o arranque oficial da campanha para as eleições legislativas do dia 18 “sem alaridos” nem colagem de cartazes para “evitar arruaças”.

 

À semelhança das eleições autárquicas passadas, as cidades dos Espargos e de Santa Maria conheceram a partir das 00:00 de hoje uma movimentação diferente, sem “barulho” e ajuntamento de pessoas, já que num contexto de pandemia da covid-19, em que se deverá cumprir as regras sanitárias impostas, marcando, assim, o arranque oficial da campanha para estas eleições legislativas do dia 18 de Abril.

Nas diferentes sedes de campanha, observou-se alguma presença de amigos, militantes e simpatizantes, àquelas horas, excepto na sede da UCID.

 

Entretanto, o cabeça-de-lista deste partido, Aldirley Gomes, disse à Inforpress que a candidatura optou por acções e intervenções através das redes sociais, ao invés da distribuição e colagem do material de campanha, deixando isso para os próximos dias.

 

“Não arrancamos com a colocação de cartazes como é tradição das forças políticas, porque há sempre arruaças, conflito dada à competição dos melhores lugares (…) então avançamos, tranquilamente, quando terminarem. Até porque para mantermos concentração em relação a esse processo”, justificou.

 

Aldirley Gomes, disse que durante a campanha a mensagem vai ser passada de forma pedagógica, através de pequenos grupos formado por três a quatro pessoas, não mais do que isso, dado ao contexto de pandemia.

 

“Não vamos fazer nada de muito vistoso, de alarido, precisamente para que possamos seguir na linha de tranquilidade desse processo, e respeitando sempre as imposições sanitárias”, concretizou, acautelando que as eleições são para resolver os problemas e não o contrário.

 

“Estamos numa situação de pandemia, o Sal está na lista das ilhas com muito mais casos, devemos prestar atenção nisso, vamos fazer uma campanha pedagógica, apelando à consciência das pessoas na hora do voto, para que o voto consciente seja de facto para melhorar a condição de vida dos cabo-verdianos”, finalizou, apelando à serenidade e pedagogia.

 

Hoje, a caravana da UCID vai fazer contactos com a população de forma “muito discreta”, segundo o candidato a deputado nacional, inclusive sem a indumentária habitual de campanha.

 

No período da manhã estará no Bairro Novo, Pretória e Pedra de Lume, reservando o período da tarde para a zona de Fortim, 8/24, Palmeira e Fonte Riba.

 

Nas legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

 

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

 

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.


Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest