Legislativas 2021/Sal: CNE assegura que mesas de voto abriram a horas e sem quaisquer constrangimentos

O delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE), no Sal, Sidney Spínola, assegurou que as mesas de voto abriram a horas e sem quaisquer constrangimentos, tendo-se registado no primeiro período do dia uma “fraca afluência” às urnas.

Sidney Spínola, segundo o qual o processo de votação está a decorrer normalmente, embora tímido, espera que a tendência venha a se alterar ao longo da tarde.

“Tentamos eliminar todos os constrangimentos verificados nas últimas eleições, até agora as coisas estão a correr bem, não temos tido nenhum constrangimento”, assegurou, informando, entretanto, que da parte da logística das mesas que não tinham titulares, a situação foi resolvida “automaticamente”.


Para o responsável, a fraca afluência às urnas no primeiro período justifica-se pela abertura, um pouco cedo, das mesas de voto, entretanto acredita que ao longo da tarde a afluência poderá ser maior, já que as urnas deverão fechar às 18:00.


A nível da ilha estão inscritos nos cadernos eleitorais 19.618 eleitores, distribuídos por 61 mesas de assembleias de voto.


Às legislativas de hoje para a eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).


As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.


Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest