- Atualidade, Inforpress, Notícias
- Abril 5, 2021
- 1:03 pm
Legislativas 2021/Sal: “Há mais de 20 anos Alto Santa Cruz e Alto São João ficaram apenas pelas promessas” – candidato da UCID

“De eleição em eleição, estes bairros, há mais de 20 anos ficaram apenas pelas promessas de resolução dos problemas”, reiterou Aldirley Gomes, assegurando, que, neste particular, a UCID defende um Plano Estratégico da Habitação – 2021-2025, com mecanismos de avaliação e seguimento.
“Para a dado momento, alargar o plano ao horizonte 2030, período em que, de acordo com as projecções teremos a necessidade de pelo menos mais 11 mil novas habitações na ilha do Sal”, referiu.
Um plano abrangente que, segundo o candidato, engloba recuperação de moradias degradadas, estimulo a projectos de construção com custos controlados, introdução de novas tecnologias de construção, diminuindo o custo e o tempo de construção, bem como o impacto ambiental.
“Matéria que precisamos introduzir de forma definitiva nos nossos processos e procedimentos de construção”, considerou, apontando, por outro lado, a necessidade de estabelecer cooperação com os municípios para que possam disponibilizar habitação para as famílias mais vulneráveis e em situação de risco, bem como redefinir o papel da Imobiliária, Fundiária e Habitat (IFH) que, conforme denota, funciona “apenas como imobiliária”.
“Devemos atribuir à IFH competências para formulação e execução de políticas públicas de habitação, implementar políticas de obtenção de casa própria adaptadas às condições reais de cada família”, concretizou.
Ainda dentro do plano habitacional, Aldirley Gomes avançou que a UCID propõe negociar com o Banco de Cabo Verde, enquanto entidade reguladora, condições de crédito mais acessíveis, para construção ou aquisição de habitação própria.
“Propostas concretas e exequíveis, que contrastam claramente, com os mais de 20 anos de apenas promessas, mais uma vez renovadas para o próximo mandato, que contrastam com centenas de casas fechadas a degradar”, apontou.
“Não devemos permitir que continuem a jogar com a vida das pessoas desta forma. Basta dos mesmos! Somos opção, sim”, concluiu o pretendente a deputado nacional.
A caravana da UCID continua com os contactos de proximidade com a população, com os “devidos cuidados”, passando a sua visão, a mensagem com “tranquilidade, respeito”, mas também ouvindo das pessoas, o que querem ver resolvido e como querem ver resolvidos os problemas.
Esta segunda-feira, os candidatos da UCID vão calcorrear Bairro Novo, Pretória, Pedra de Lume, Fortim, 8/24, Palmeira e Fonte Riba.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.
Inforpress/Fim