Legislativas 2021/Santiago Sul: PSD pondera pedir anulação das eleições legislativas do próximo domingo

O mandatário da candidatura do Partido Social Democrático (PSD) para Santiago Sul disse hoje que o partido pondera apresentar um pedido de anulação das eleições do próximo dia 18.

Segundo José Rui Além, em declarações à Inforpress, a decisão vai ser tomada durante uma reunião que o partido realiza hoje, ao fim do dia, para analisar “situações graves”, que aconteceram durante o período da campanha eleitoral.

 

“Um dos temas em análise tem a ver com o cancelamento do debate e o descaso da CNE perante as queixas do PSD. Nós fomos o único partido a reclamar debate de acordo com a lei, ou seja, com todos os partidos”, disse, afirmando que o Comissão Nacional das Eleições (CNE) desde o iniciou “ignorou as queixas” do PSD.


Com esta atitude da CNE, realçou Rui Além, todo o processo das eleições ficou “inquinado” levando a que o PSD ficasse a perder.


A sete dias das eleições legislativas, o mandatário da candidatura do PSD queixou-se ainda de “falta de consideração” a que, alegadamente, estão sujeitos em Santiago Norte por parte de profissionais de alguns órgãos da comunicação social.


Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).


As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest