
Quinta-feira, 30 de Março, 2023
Jorge Santos disse ter a “convicção” de que o eleitorado santantonense “aceitou e apoiou” as propostas que o MpD apresentou para Santo Antão no “próximo ciclo político”, perspectivando, assim, “uma grande vitória” na ilha, que passará pela “conquista de quatro ou cinco” dos seis mandatos em disputa.
“Nós estamos convictos de uma grande vitória do MpD em Santo Antão. A população aceitou e apoiou as nossas propostas e essa vitória que perspectivamos vai ajudar, também, o partido a conquistar uma grande maioria absoluta a nível nacional”, notou.
Jorge Santos disse ainda que o MpD está a pedir aos cabo-verdianos “estabilidade governativa para fazer frente à pandemia de covid-19, para a retoma da actividade económica” e, ainda, para poder “cumprir o seu programa, até 2026”.
“Por isso, trabalhamos com intensidade para conseguir aqui em Santo Antão o máximo de deputados possíveis. Perspectivamos quatro ou cinco deputados”, sublinhou este candidato, para quem o MpD tem “obra feita e tem propostas”, ao contrário dos “adversários que estão nitidamente enfraquecidos”.
Numa mensagem dirigida ao eleitorado, Jorge Santos pediu “confiança” no MpD e no seu líder Ulisses Correia e Silva, “um homem que granjeou grande credibilidade internacional”, nesses últimos cinco anos, fundamentou.
Ao longo da campanha eleitoral, o cabeça-de-lista do MpD destacou questão de acessibilidade e desencravamento das localidades como sendo um dos “principais compromissos” deste partido, para esta ilha.
A nível de acessibilidades, Jorge Santos referiu-se ao aeroporto, infra-estrutura que, a seu ver, “vai conectar Santo Antão com Cabo Verde e com o mundo”, mas, também, à extensão do porto do Porto Novo, dois projectos que, na sua opinião, são “uma exigência do desenvolvimento” desta ilha.
A promoção de toda a indústria cimenteira, que passa pela exploração das pozolanas e ainda a aposta no desencravamento das zonas ainda isoladas, com “potencial agrícola, turístico e pesqueiro” foram outros “compromissos” assumidos pelo MpD com Santo Antão.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv