Legislativas 2021/Santo Antão: MpD promete continuidade da estrada de penetração da Ribeira da Torre

Cabeça-de-lista do MpD para Santo Antão

Legislativas 2021/Santo Antão: MpD promete continuidade da estrada de penetração da Ribeira da Torre

A continuidade da estrada de penetração do vale da Ribeira da Torre, no concelho da Ribeira Grande, está entre “os grandes compromissos” do Movimento para a Democracia (MPD) para esse vale de “grande potencial” agrícola e turístico.
Cabeça-de-lista do MpD para Santo Antão

Quem o diz é o cabeça-de-lista do MpD pelo círculo eleitoral de Santo Antão, Jorge Santos, que explicou que a continuidade da estrada de penetração desse vale vai permitir desencravar localidades como Losná, Lombo de Pico e Rabo Curto, criando, assim, as condições para que os agricultores possam escoar os seus produtos para o mercado.

Porém, até à construção da estrada de desencravamento dessas zonas no interior do vale da Ribeira da Torre, Jorge Santos, que esteve, segunda-feira, 05, em contactos porta a porta no concelho da Ribeira Grande, informou que existe já da parte da câmara ribeira-grandense “o compromisso” de construir um teleférico semi-artesanal entre Losná e Lombo do Pico para permitir o escoamento dos produtos.


“Vai ser uma espécie de porta-carga que vai possibilitar às pessoas transportarem as suas cargas a partir e Losná e Lombo do Pico”, explicou o candidato do MpD, para quem “o grande compromisso” será, porém, a continuidade da estrada de penetração do vale da Ribeira da Torre.


A modernização da agricultura e mobilização de água de rega constitui outra promessa feita pelo MpD à população da Ribeira da Torre, onde, a posta, vai ser na diversificação dos produtos, segundo Jorge Santos, que apontou a habitação social como sendo uma outra aposta do MpD nesse vale, onde há ainda “muitas famílias com grandes carências”, nesse aspecto.


O cabeça-de-lista do MpD entende que, para uma resposta aos problemas de habitação ainda existentes em toda a ilha de Santo Antão, “a relação entre o Governo e as câmaras municipais deve ser cada vez mais reforçada”.


Nos contactos com os eleitores na Ribeira da Torre, Jorge Santos defendeu ainda a necessidade de se reforçar os programas de inclusão social em Santo Antão e sua continuidade até 2026, “já que é preciso acudir às pessoas mais necessitadas”.


Este candidato a deputado referiu-se ainda à aposta que o MpD pretende fazer na qualidade do grogue que se fabrica nesta ilha, realçando os ganhos já conseguidos nessa matéria, nos últimos anos.


Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).


As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest