Legislativas 2021/Santo Antão: “UCID tem a expectativa de que pode eleger dois deputados” – cabeça-de-lista

O cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana, Independente e Democrática (UCID) pelo círculo de Santo Antão, José Graça, disse hoje que a “expectativa” do partido é de poder eleger dois deputados na ilha, pela “sensação” que teve “do terreno”.

José Graça fez um balanço “extremamente positivo” da campanha eleitoral, durante a qual diz ter chegado à “maior parte das localidades”, levando “a mensagem do equilíbrio a nível do sistema político cabo-verdiano” e explicando “todas as vantagens de um parlamento equilibrado”.

O cabeça-de-lista da UCID diz ter “a certeza” de que a mensagem deste partido “foi aceite pelos santantonenses”, já que “são as pessoas que dizem que querem experimentar a mudança, que não significa, necessariamente, alternância do poder, mas sim uma mudança para um sistema político diferente em Cabo Verde, com todas as suas vantagens”, explicou.


José Graça admitiu que a UCID tem “condições para eleger dois dos seis deputados” em Santo Antão, esperando que, a nível nacional, o partido consiga obter o número de mandatos suficientes para impedir que nenhum dos “partidos do arco do poder” alcance a maioria absoluta.


O candidato da UCID informou, porém, que “nos últimos dias da campanha eleitoral as coisas mudaram de figura” com os partidos com o “maior poderio financeiro” a se aproveitarem da “pobreza das pessoas para comprar a consciência dos eleitores, o que em nada beneficia a democracia”, denunciou.


“Em todo o caso, estamos confiantes, porque a população está a ficar mais madura em termos de campanha eleitoral e existe uma capacidade de análise para se chegar à uma conclusão de que a vida não se resume às campanhas eleitorais”, sublinhou.


José Graça exorta os santantonenses a fazerem “uma avaliação consciente do que se passou nesses últimos cinco anos em Cabo Verde”, apelando ao voto na UCID em nome do “equilíbrio das forças no Parlamento”.


Ao longo da campanha eleitoral, José Graça procurou convencer o eleitorado santantonense da “necessidade do equilíbrio no sistema político” no País, considerando que “os desequilíbrios que existem em Cabo Verde advêm “das maiorias absolutas”.


A candidatura da UCID propôs um plano de desencravamento das localidades e de melhoria dos caminhos vicinais em Santo Antão, além da aposta no sector primário e no turismo de cruzeiros para a dinamização da economia da ilha.


Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).


As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest