Legislativas 2021/São Nicolau: PAICV diz que população carece de falta de oportunidades

cabeça-de-lista do PAICV pelo círculo eleitoral de São Nicolau

Legislativas 2021/São Nicolau: PAICV diz que população carece de falta de oportunidades

A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) às eleições legislativas em São Nicolau considera que a população da ilha carece da falta de oportunidades, o que reflecte directamente na sua condição de vida.
cabeça-de-lista do PAICV pelo círculo eleitoral de São Nicolau

Hipólito Barreto, cabeça-de-lista do partido pelo círculo eleitoral de São Nicolau, falava à Inforpress, no âmbito da visita à zona de Alto Saco no Tarrafal, tendo afirmado que a população da ilha “carece claramente” de falta de oportunidades em diferentes sectores essenciais.

“Os problemas da sociedade são de uma forma generalizada, e o que acontece em Alto Saco reflecte em todas as localidades da ilha de São Nicolau, dando assim um cenário de desencorajamento”, observou.


Hipólito Barreto informou que em contacto com as pessoas, principalmente com os jovens, indicaram que a falta de oportunidades tem sido o “calcanhar de aquiles”, o que reflecte directamente na forma de vida.


“Com estas condições os jovens têm vontade de sair para outras paragens à procura de melhores condições de vida, diminuindo cada vez mais a existência de recursos humanos na ilha”, salientou.


A mesma fonte fez saber ainda que muitas das pessoas na ilha viram na construção do porto de águas profundas uma oportunidade de emprego, mas que isto não virá a acontecer.


“Com a construção do porto de águas profundas em São Nicolau, muitas pessoas estavam na esperança de conseguir um posto de trabalho, todavia este projecto já não será desenvolvido na ilha, o que desanima muito mais as pessoas”, realçou.


O representante do partido na ilha mencionou ainda a questão da alegada falta de valorização por competências na colocação de pessoas em algum posto de trabalho.


A falta de habitação para jovens também foi um ponto de referência do cabeça-de-lista do MpD por São Nicolau, sendo que este sector, no entender de Hipólito Barreto, não mereceu atenção necessária por parte da actual governação.


“A actual governação chumbou o programa casa para todos que apoiou diversas famílias, os jovens não têm acesso a programas de habitação e ainda diversas pessoas vivem em habitações em estado de degradação, o que é bastante grave”, reforçou.


O acesso à saúde também é uma outra preocupação que, segundo Hipólito Barreto, foi apresentado pela população, sendo que, mesmo com a elevação do Centro de Saúde do Tarrafal à Delegacia de Saúde, ainda há diversos constrangimentos.


“No nosso ponto de vista há uma desinformação relativamente ao funcionamento da estrutura de saúde no município do Tarrafal, dizem ser uma delegacia de saúde com máquinas novas, mas ainda não estão em funcionamento”, realçou.


Para segunda-feira, o PAICV tem previsto deslocações para os dois municípios da ilha, Tarrafal e Ribeira Brava.


Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).


As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.


Inforpess/Fim

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest