Legislativas 2021/São Nicolau: UCID considera resultado “satisfatório” tendo em conta realidade política da ilha

Legislativas 2021/São Nicolau: UCID considera resultado “satisfatório” tendo em conta realidade política da ilha

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) considerou “satisfatório” o resultado que obteve no escrutínio de domingo, 18, nas eleições legislativas, tendo em conta a realidade política da ilha. .

 

 

A UCID alcançou nas eleições legislativas no círculo eleitoral de São Nicolau 442 votos, correspondente a 7,6 por cento (%) dos votos expressos e não elegeu nenhum deputado.


À Inforpress sobre os resultados das eleições legislativas, Louzindo Lopes avançou que os resultados estão de acordo com aquilo que realmente perspectivaram, tendo em conta a realidade da ilha.


Louzindo Lopes afirmou que ansiavam obter melhores resultados, mas “infelizmente” não conseguiram chegar no desejado.


“Não conseguimos aquilo que desejávamos, mas o facto de os deputados não serem eleitos por apenas um partido conseguimos, e de certa forma atingimos algum objectivo”, realçou.


A mesma fonte salientou que ao longo da campanha foi possível constatar que conseguiram passar a mensagem da UCID, e que na sua opinião a população “está de acordo com a necessidade de mudança, mas não demonstrou isso”.


“Apesar de tudo, infelizmente a população não transmitiu a necessidade de mudança nas urnas, mas agradecemos a todos que votaram na UCID e iremos continuar a trabalhar para que nas próximas eleições, os resultados sejam melhores”, acrescentou.


Dados provisórios apontam que a ilha de São Nicolau contou com um total de 9.745 inscritos, distribuídos por 46 mesas. Entretanto a ilha contou com 40,6 % de abstenção, equivalente a 3.960 votos, 104 nulos (1,8%), e 172 brancos (3%).


Às legislativas de domingo, 18, para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorreram seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorreram em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).


As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.


Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest