Legislativas 2021/São Vicente: Partido do Trabalho e da Solidariedade quer “alavancar agricultura” na ilha

O cabeça-de-lista do Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS) às legislativas do dia 18, Jailson d´Aguiar, quer “alavancar a agricultura2 na ilha de São Vicente, “apresentando propostas” caso for eleito deputado nas próximas eleições.

 

O candidato criticou a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente em São Vicente que, disse, “não tem funcionado da forma que as pessoas ligadas a agricultura gostariam”.

“A localidade e os agricultores de Ribeira de Calhau merecem uma atenção. O Governo deu mais de dez milhões de euros, no primeiro ano de seca para o combate da mesma, mas os agricultores de Ribeira de Calhau não tiveram apoio que necessitavam no momento”, afirmou o cabeça-de-lista do PTS, que indicou que poderiam dessalinizar a água do mar criando assim condições para “entregar água como fazem na via publica e cobrar”.


“Poderiam investir em formação para os agricultores e incentiva-los a cultivar certos produtos para poderem produzir mais”, considerou o candidato, que lembrou que quanto mais o agricultor produzir “automaticamente mais pessoas vão ter um emprego”, haverá “mais alimentos” e o preço também diminui.


Jailson D´Aguiar declarou que a agricultura é um dos factores para o desenvolvimento do País, mas criticou o Governo do MpD, que acusou de diminuir o orçamento para a agricultura em Cabo Verde quando começou a governar o arquipélago em 2016.


“Nós, do PTS, se formos eleitos, iremos apresentar propostas para colocar no mesmo valor que estava ou aumentar um pouco mais o orçamento para a agricultura”, prometeu o candidato a deputado do PTS pelo círculo eleitoral de São Vicente.


Na segunda-feira, 12, o Partido do Trabalho e da Solidariedade vai efectuar acção de campanha porta-a-porta na zona do Madeiralzinho.


Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.


PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest