
Sexta-feira, 8 de Dezembro, 2023
O referido fórum, que vai decorrer sob o lema “O futuro verde de África novas vias de investimento para um desenvolvimento sustentável e inclusivo”, realiza-se no quadro da presidência portuguesa da União Europeia (UE), em parceria com o Banco Europeu de Investimentos.
O Green Talk Cabo Verde, em formato online, que decorreu sob o lema “Mobilidade eléctrica em Cabo Verde, uma referência em África rumo a um futuro sustentável”, de acordo com o embaixador de Portugal na Cidade da Praia, visa preparar o referido fórum de alto nível.
Segundo o diplomata António Moniz, o propósito deste fórum é o de pôr em contacto os diversos actores nesta matéria, nomeadamente o sector público com o privado, ou seja, quer entidades governamentais, quer as entidades das organizações internacionais.
Em declaração à imprensa, à margem do “Green Talk Cabo Verde”, o chefe da representação diplomática de Lisboa na Praia, disse que deve haver um “planeamento de projectos que possa beneficiar o continente africano na área ecológica”.
Instado se Portugal está disponível a apoiar Cabo Verde no seu projecto de descarbonização, a nível dos transportes, afirmou que o seu país “está pronto” a ajudar o arquipélago e contribuir para que haja “mais parcerias entre as empresas portuguesas e as cabo-verdianas”.
Na sua opinião, Cabo Verde tem “condições óptimas” para desenvolver projectos nas áreas das energias renováveis, porque, reconheceu, dispõe de sol, vento e ondas do mar “em grande abundância”.
“Cabo Verde, além de ter essas condições óptimas para a prossecução de projectos nesta área [das energias renováveis] poderia também dar o exemplo a todos os outros países em Africa,”, indicou António Moniz, realçando o facto de o País ser “pioneiro nesta matéria” e que quer atingir os objectivos de descarbonização num mais breve prazo possível.
A visão estratégica de Cabo Verde é chegar a 2050 com a substituição do parque de veículos com motores térmicos por veículos electricos.
A mobilidade eléctrica apresenta um “enorme potencial” para a descarbonização do País e do transporte rodoviário, uma vez que absorve cerca de 30 por cento no total do consumo interno dos combustíveis fósseis importados.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv