Médio Oriente: Blinken quer cessar-fogo para evitar mais mortes

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, está em périplo pelo Médio Oriente em busca de um cessar-fogo para evitar mais vítimas na guerra entre Israel e o Hamas.

O secretário de Estado dos EUA garantiu hoje que a “única forma” de não haver mais mortes de civis na Faixa de Gaza é a aceitação da proposta de cessar-fogo apresentada pelo Presidente norte-americano, Joe Biden. Antony Blinken fez a declaração antes de deixar a capital egípcia, Cairo, a primeira etapa da sua viagem ao Médio Oriente.

“Quanto aos civis, a única maneira de garantir que não há mais vítimas é um cessar-fogo e a aceitação [da proposta de acordo] por parte do Hamas”, afirmou, acrescentando que este é o ponto que está agora sobre a mesa. “Devemos encontrar uma resposta”, acrescentou.

“Se querem um cessar-fogo, pressionem o Hamas para dizer sim. Se querem aliviar o terrível sofrimento dos palestinianos em Gaza, pressionem o Hamas para dizer sim” à proposta de trégua já aceite por Israel, exortou Blinken antes de viajar para o país.

Blinken encontrou-se hoje com o Presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi, no Cairo. Depois de Israel, visitará também o Qatar e a Jordânia, onde participará numa conferência internacional de emergência sobre como melhorar o fluxo de ajuda para Gaza.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest