Militares Cabo-verdianos-americanos promovem “Memorial” em homenagem aos cabo-verdianos no exército dos EUA

Uma delegação da Associação dos Militares Cabo-verdianos-americanos encontra-se de visita a Cabo Verde para promover o Memorial em honra aos cabo-verdianos de origem no exército dos EUA, edificado no estado Rhode Island, em Nova Inglaterra.

A delegação, encabeçada pela encarregada dessa missão, Lucy Rose Correia, integrada por veteranos do exército dos EUA em especialidades diversas, foi recebida esta manhã pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, após um convite do Governo para visitar o país no quadro da Celebração do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, que é celebrado a 18 de Outubro, desde 2005.

À imprensa, Lucy Rose Correia, apresentou o Memorial, “único em todo o Mundo” em sinal de homenagem, em prol da dedicação, serviços e sacrifícios, prestados pelos veteranos de origem cabo-verdiana no exército dos EUA, por considerar tratar-se de “um reconhecimento extraordinário” em louvor a toda a emigração cabo-verdiana em benefício dos EUA.

Rose Correia manifestou todo o seu orgulho e honra em liderar esta organização, que esteve na origem da implementação deste monumento, tendo sublinhado que em regra geral, praticamente em todas as famílias cabo-verdianas emigrantes nos EUA existe um membro que alinhou no exército americano.

“É motivo de grande orgulho termos cabo-verdianos de origem cabo-verdiana a servir as forças armadas americanas, por diversas causas. Não existe qualquer conotação política, mas sim cultural. É um grande orgulho para nós”, enalteceu Rose Correia, acrescentando que tudo isto tem reflexos diretos, a nível de parcerias e estratégias.

O Memorial dos Veteranos Cabo-verdianos/Americanos foi condecorado com a medalha da 1ª Classe da Ordem do Dragoeiro que simboliza a “resistência de um povo”, no mês passado, pelo presidente da República, José Maria Neves, durante a sua visita aos Estados Unidos da América.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest