Ministério da Família promove reflexão sobre proteção da pessoa idosa na sociedade

O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS) promove, este sábado, uma reflexão sobre a proteção, a todos os níveis, da pessoa idosa na sociedade, enquanto direito desta camada da população.

Esta atividade enquadra-se na “Semana da Pessoa Idosa”, uma iniciativa deste Ministério, através da Direção Geral da inclusão, em parceria com as câmaras municipais, para assinalar o Dia Internacional do Idoso, 01 de Outubro, este ano sob o lema “A proteção social da pessoa idosa: envelhecer com dignidade”.

A “Semana da Pessoa Idosa”, que decorre de 26 de Setembro a 01 de Outubro, teve arranque em São Vicente, e conta com a participação de pessoas idosas, instituições públicas e de solidariedade, sociedade civil e privadas.

Com esta atividade, refere um comunicado, o MFIDS quer promover uma reflexão sobre a proteção, a todos os níveis, da pessoa idosa na sociedade, enquanto direito desta camada da população e responsabilidade de todos, família, estado e sociedade, com a finalidade de garantir um envelhecimento saudável.

O ato central do Dia Internacional das Pessoas Idosas, acontece este sábado, na Cidade da Praia, com uma conferência nacional sob o lema “Proteção da Pessoa Idosa: Envelhecer com Dignidade”, no Palácio do Governo.

Entretanto, este dia está a ser comemorado ainda um pouco por todo o País com várias atividades, com o intuito de chamar a atenção para a proteção e cuidados à pessoa idosa, de destacar o IV Congresso Internacional “Envelhecimento Ativo e Saudável: Saúde, Segurança e Participação”, a ter Ilha do Sal, nos próximos dias 04 e 05 de Outubro.

O evento está a ser organizado pelo Ministério da Saúde, através Direção Nacional de Saúde e Delegacia de Saúde do Sal, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECSIPL) de Portugal.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 01 de Outubro. A data, criada em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como propósito sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, de realçar a necessidade de proteção e de cuidados para com essa franja da população.

O dia é também uma oportunidade para chamar a atenção sobre a importância de não deixar ninguém para trás, incluindo os idosos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest