Ministra da Defesa satisfeita com resultados de parceria com Estado de New Hampshire

A ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, manifestou-se ontem, dia 20, satisfeita com os resultados do primeiro ano de parceria entre Cabo Verde e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, Estados Unidos da América.

Janine Lélis expressou essa satisfação à saída do encontro com o Major-General Adjunto da Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, David Mikolaities, que aconteceu à margem da Primeira Cimeira das Forças Marítimas Africanas, que decorre no Sal durante três dias.

Em declarações à imprensa, depois do encontro de balanço do primeiro ano de parceria com New Hampshire, assinado a 04 de Fevereiro de 2022, a governante realçou a troca de experiência e as acções de capacitação até agora conseguidas, perspetivando as acções futuras do acordo que tem a duração de cinco anos.

“Já temos um ano desta parceria, já estivemos lá em visita, eles também estiveram aqui, os nossos militares também estiveram lá em acções de formação e capacitação, há muita troca de experiência, e neste momento estamos a fazer um balanço e delinear o que é prioritário para Cabo Verde”, explicou a governante.

Tendo em consideração a planificação e o programa do Governo, a titular da pasta da Defesa espera com essa troca de experiência fortalecer essa relação naquilo que é um ganho mútuo, de ambas as partes.
“Perspectivar, no quadro desta parceria, tudo o que é útil e relevante. Aproveitar para fazermos cada vez mais e melhor capacitação a nível dos nossos equipamentos e dos nossos meios”, sublinhou, almejando que o País possa, no quadro deste programa de cooperação, beneficiar dos conhecimentos de New Hampshire para a implementação da aeronáutica militar.
Avançou, desde logo, que para este ano estão previstas entre 10 a 12 acções que envolvem, conforme referiu, essa troca de experiência, capacidade e treinamento.

“E estamos à espera que tenhamos, através desta parceria, a oportunidade de nos virarmos para a questão da aeronáutica militar que estamos a implementar em Cabo Verde”, apontou.
Por sua vez, o Major-General Adjunto da Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, David Mikolaities, disse que este ano de parceria ultrapassou as expectativas e que “não há limites” para esta cooperação.

“Pensamos que é ilimitada… esta parceria continuará a crescer, cresceu bastante neste primeiro ano, penso que haverá grandes oportunidades para ambas as nações”, comentou David Mikolaities.

Inforpress

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest