Ministro destaca investimentos de 75 mil contos em projetos turísticos em São Salvador do Mundo

O ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos, destacou o investimento 75 mil contos, por parte do Governo, em projectos turísticos no município de São Salvador do Mundo, visando requalificar e diversificar a sua oferta turística.

Trata-se do projeto de valorização turística e ambiental do vale do Mato Dento, em Leitão Grande (40 mil contos), construção do miradouro de Alto Babosa (cinco mil contos) e requalificação urbana e ambiental da localidade de Chão Rodrigues (30 mil contos).

De entre os três projetos destaca-se o de Mato Dentro que contempla calcetamento da estrada de acesso à aldeia, instalação da rede de energia domiciliar e pública, reabilitação de habitações, parque de campismo, construção de caminhos vicinais e reflorestação, formação/capacitação de jovens em matéria de animação turística e guias turísticos.

Todas as obras são financiadas pelo Governo, através do Ministério do Turismo e dos Transportes e Ministério do Ambiente e Agricultura, no âmbito do Fundo do Ambiente e Fundo de Turismo.

Carlos Santos fez estas considerações durante a sua intervenção no ato de lançamento do projeto de valorização turística e ambiental do vale do Mato Dento, e esteve ladeado pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e pelo presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz.

“(…) Mato Dento é mais um projeto de valorização do nosso turismo que é de diversificação”, disse, reiterando que “o turismo em Cabo Verde só vai conseguir vencer e tornar-se competitivo se o País apostar naquilo que é nosso: a cultura, os pratos típicos, o ambiente e a riqueza paisagística”, lembrou.

O titular da pasta do Turismo notou que a diversificação do sector, que está a acontecer de Santo Antão a Brava, vai fazer vender mais e fazer com que um turista, em vez de apenas passar por uma localidade, fique ali dois ou três dias e gastar mais dinheiro.

Na ocasião, lembrou que para Santiago Norte está destinado um milhão de contos para a requalificação da oferta turística para os próximos tempos, que segundo ele está a ser feita de forma aconselhada com a Associação do Turismo de Santiago, as universidades e outros parceiros.

O Governo, segundo Carlos Santos, mais do que infra-estruturas, pretende formar as famílias para receberem os turistas nacionais e internacionais e para terem os seus negócios, acrescentando que tudo isso está a ser feito com foco na sustentabilidade do turismo para os próximos 50 ou 100 anos.

Para tal defendeu que é preciso preservar as plantas, aumentar a consciência ambiental, a não criar animais perto de casa, adoptar boas práticas de higiene e conservar o lixo.

Por sua vez, o edil salvadorenho, Ângelo Vaz, manifestou a sua satisfação pela chegada destes projectos ao município que dirige e, em particular, à localidade de Mato Dento.

Conforme notou esta comunidade, com “grande potencial” agrícola e turístico, que ganhou em 2019 uma estrada em terra batida para escoamento dos produtos agrícolas, a partir de hoje vai receber uma “grande obra” para promover “as suas maravilhas”.

“Com o lançamento do projeto marcamos um novo começo para esta comunidade (…). Para nós é motivo de satisfação e, enquanto câmara municipal, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que esta obra se concretize e seja, de facto, uma referência a nível do turismo rural em Santiago Norte, e na ilha de Santiago no seu todo”, comprometeu-se o autarca.

Ângelo Vaz assegurou que o município de São Salvador do Mundo vai aproveitar de todas as vantagens que as atividades turísticas oferecem.

Interveio ainda no ato o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que disse acreditar que este projeto, mais do que obras, vai trazer melhoria nas condições de vida e de rendimento da população deste vale que, de entre as suas potencialidades, dispõe de vários tipos de fruteiras, o clima e a paisagem extraordinários.

Durante a sua estada em Santiago Norte, o ministro Carlos Santos vai presidir ao acto da inauguração das obras de requalificação do Park Poilão, em Boa Entrada, no município de Santa Catarina, orçadas em mais de 12 mil contos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest