Ministro diz que Câmara Municipal de São Filipe tem projectos que podem colocar município no mapa de grandes eventos desportivos

O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, disse ontem, dia 27, em São Filipe, que a câmara municipal local tem projectos ambiciosos que podem colocar a ilha do Fogo no mapa de grandes eventos desportivos.

Carlos Monteiro, que iniciou hoje uma visita de três à ilha do Fogo, considerou que a Câmara Municipal de São Filipe está com uma ambição muito grande e com projectos ambiciosos, para os próximos três anos, que podem colocar São Filipe e a ilha do Fogo no mapa de grandes eventos desportivos nacionais e internacionais.

Depois de reunir-se com o executivo camarário de São Filipe, Carlos Monteiro visitou vários projectos que se pretendem materializar, como o polidesportivo, a piscina municipal, a requalificação e transformação do estádio “5 de Julho”, o eco-park de Alto Santa Luzia e o centro Armand Montrond que vai albergar um espaço para a juventude.

O governante disse que a visita de três dias aos três municípios da ilha, que começou por São Filipe, tem por finalidade inteirar-se daquilo que são os projectos das três câmaras municipais para perceber para onde querem caminhar em termos de desporto e da juventude.

Segundo Monteiro, o Governo tem feito um esforço grande em termos de infra-estruturação do país a nível desportivo desde 2016 embora, neste momento, esteja numa fase de menor fulgor devido à crise provocada pela pandemia da covid-19.

O ministro garantiu que não irá parar e junto com as câmaras municipais quer perceber como vai relançar o tema de infra-estruturação desportiva do país, com infra-estruturas de qualidade, modernas, e permitir aos municípios estarem alinhados com os objectivos do programa do Governo que é transformar Cabo Verde numa plataforma de realização de eventos internacionais.

Com relação a São Filipe, o primeiro município a ser visitado, Carlos Monteiro apontou que há um esforço grande da autarquia, que deve ser tido como exemplo, porque no momento de crise mostra ambição e não quer parar.

“Mostra uma visão alinhada e quer dotar o município de infra-estruturas de qualidade e sustentáveis”, disse o titular da pasta da Juventude e Desporto, indicando que o Governo só tem de estar ao lado destes municípios e conseguir dar aos munícipes, infra-estruturas que vão permitir melhorar o quadro desportivo global.

Carlos Monteiro referiu que o Governo co-financia vários projectos e várias infra-estruturas desportivas a nível nacional e vai continuar nesta caminhada para que juntos possam levar Cabo Verde a um outro patamar.

O ministro-adjunto salientou que o estádio “5 de Julho” vai receber relva nova, mas será reabilitado e remodelado para albergar eventos internacionais, observando que a câmara municipal tem esta ambição, o povo da ilha e o Governo também e é para isso que todos têm de trabalhar para mobilizar os recursos para que este sonho se possa concretizar.

Com relação ao Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Carlos Monteiro disse que o seu estatuto prevê a criação de delegações regionais e que em 2022 será criada a delegação da região Fogo/Brava e que vai ter sede em São Filipe numa parceria com a câmara municipal.

Apesar de a agenda em São Filipe ter um foco mais virado para o sector do desporto, Carlos Monteiro visitou, acompanhado da equipa camarária, o espaço de Centro Cultural Armand Montrond que vai ser reabilitado para funcionar como futuro centro de juventude e provavelmente a delegação do Instituto do Desporto e da Juventude.

Esta terça-feira Carlos Monteiro vai estar no município dos Mosteiros onde, de entre outros, terá um encontro com o executivo camarário e visitar as obras de arrelvamento do campo de futebol de Ribeira do Ilhéu, zona norte, e na quarta-feira, antes de deslocar-se ao município de Santa Catarina, o titular da pasta da Juventude e Desporto, visita o campo de São Lourenço, a placa desportiva de Patim e o campo de treino da localidade de Salto.

No município de Santa Catarina está agendado um encontro de trabalho com a equipa camarária, visita às placas desportivas e ao estádio municipal Monte Pelado.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest