Mosteiros: Alírio Lopes de Pina foi um homem que investiu e projetou o futuro e deixou várias referências, diz PR

O Presidente da República, José Maria Neves, disse esta quinta-feira, 11, ao presidir a inauguração do estádio Alirio Lopes de Pina , que a figura homenageada foi um homem que investiu, projetou o futuro e deixou várias referências.

Depois de parabenizar a autarquia de Mosteiros por aquilo que considerou ser “uma grande infraestrutura desportiva” que está a ser disponibilizada aos desportistas do município e da ilha, José Maria Neves considerou a inauguração do estádio um ato com muito significado.

“É uma grande infraestrutura que homenageia um filho de Ribeira do Ilhéu que se destacou no passado e que deixou várias referências para o futuro e que devemos continuar a seguir, porque o desenvolvimento depende mais da nossa participação, energia e vigor”, afirmou o chefe de Estado.

Este confessou que ao chegar à localidade de Ribeira do Ilhéu percebeu que é uma comunidade com muita riqueza, com muita potencialidade e que pode ajudar a ilha do Fogo a crescer e a desenvolver e ao município de Mosteiros a tornar-se maior.

“É momento de resgatar tudo o que temos de bom na comunidade, município e ilha “, disse o chefe de Estado, defendendo o resgate da memória da comunidade e a colocação ao serviço de um desenvolvimento mais inclusivo da ilha.

Ainda destacou que as câmaras municipais devem identificar, em cada comunidade, as suas riquezas, sublinhando que recuperar a memória de Alírio Lopes de Pina é importante para a comunidade de Ribeira do Ilhéu.

José Maria Neves salientou que não chegou a conhecer a figura homenageada, mas que conhecia alguns dos filhos e hoje conheceu outros, mas referiu que Alirio Lopes de Pina era um homem que investiu na educação dos seus filhos e projetou o futuro, porque, explicou, quando se investe na família e nos filhos está-se a criar as condições para reproduzir um conjunto de riqueza da comunidade e da ilha.

Lembrou ainda que Alírio Lopes de Pina contribuiu para o desenvolvimento da comunidade, razão pela qual, vincou, nada melhor que trazê-lo como referência para o futuro desenvolvimento da comunidade.

“A ilha do Fogo é uma referência para Cabo Verde, uma nação diasporizada e com cabo-verdianos espalhados pelo mundo inteiro e, hoje, com o desenvolvimento de transporte e das tecnologias podemos pôr esta riqueza, que é a comunidade espalhada no mundo, ao serviço de desenvolvimento do país”, disse o PR, defendendo a necessidade de se colocar a diáspora a participar no processo de desenvolvimento como a câmara de Mosteiros tem estado a mobilizar a diáspora para comparticipar no desenvolvimento do município.

O Presidente da República advogou a necessidade de aumentar o nível e patamar de participação dos emigrantes no desenvolvimento, observando que Cabo Verde já cresceu muito, mas precisa melhorar em vários aspetos e a diáspora pode contribuir para sofisticar e melhorar a qualidade em vários sectores e abrir novos caminhos de desenvolvimento.

Casimiro de Pina, um dos filhos de Alírio Lopes de Pina, presente na cerimónia de inauguração do estádio, disse não ter palavras para qualificar esta homenagem, sublinhando que é um acto marcante.

A imagem que Casimiro de Pina guarda do seu pai é a de “uma figura muita carismática, um homem que gostava de ajudar o próximo e de servir a comunidade” e por isso mostrou-se feliz com esta homenagem a Alirio Lopes de Pina que toda a gente diz ser merecidaa e, sobretudo, justa.

Com relação ao campo, hoje estádio, onde Casimiro de Pina chegou a jogar na sua infância, disse que é uma infraestrutura bonita com relvado e acredita que era assim que o seu pai gostaria de ver este campo e por isso lá onde estiver “estará muito feliz”.

A anteceder o ato inaugural do estádio foi realizada uma arruada da residência dos familiares do homenageado até à infraestrutura, onde, além do descerramento da placa pelo Presidente da República e pelo presidente da câmara de Mosteiros e representantes de emigrantes, realizou-se o jogo entre as velhas glórias residentes e velhas glórias de Grito Povo e a primeira edição da taça Alírio Lopes de Pina, entre o Cutelinho dos Estados Unidos da América – Grito Povo.

Para a noite de hoje está programada a realização de uma gala musical de homenagem a Alírio Lopes de Pina, intitulada “Mosteiros canta Alírio”.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest